A escolha dos adolescentes pela carreira em química: o que dizem as publicações sobre o tema

Autores

Resumo

Este trabalho pretende contribuir com a identificação de elementos que estimulam a escolha da carreira em química por parte dos adolescentes, considerando estudos sobre projetos de vida e respondendo à seguinte pergunta: o que dizem as publicações da área de ensino de química acerca dos fatores que fazem um adolescente escolher essa área como parte de seu projeto de vida? Para isso, investigamos publicações a respeito em alguns dos principais periódicos da área de ensino de ciências no Brasil e no mundo, categorizando os resultados com dois enfoques: i. abordagem do tema; ii. identificação dos principais fatores que colaboram pela escolha da carreira em química. Como resultados, identificamos o pouco diálogo da área de ensino de química com pesquisas sobre projeto de vida, prevalecendo resultados motivadores para a escolha da carreira: boas experiências escolares em química, a influência positiva de professores e familiares, aspectos do mercado de trabalho, dentre outros.

Biografia do Autor

Maiko Leandro de Sousa Lima, Universidade Federal de São Paulo- Campus Diadema

Possui graduação em bacharelado e licenciatura em Química pela Universidade Ibirapuera (2006). Professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, e da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Atua desde 2006 como professor licenciado de química. Mestrando pela Universidade Federal de São Paulo no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

José Alves da Silva, Universidade Federal de São Paulo

É professor associado da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Campus Diadema e professor orientador do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática (PECMA) da Unifesp-Diadema. Pesquisa adolescência no contexto escolar, aliando-a com a discussão crítica da pós-modernidade na educação, bem como as questões de estética e simetria no ensino de física. Atua com formação inicial e continuada de professores, tendo prestado consultorias para diferentes instituições. É doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2008), mestre em Ensino de Ciências - Modalidade Física pela Universidade de São Paulo (2002) e graduado em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1998). Foi diretor-geral da DOT - Diretoria de Orientação Técnica da Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo, consultor da Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico do Ministério da Educação, autor da coleção de livros didáticos de Física do Projeto Escola e Cidadania (Editora do Brasil), consultor para o caderno de gestores da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, editor pleno de livros didáticos de Física e de Ciências e professor da rede pública municipal e estadual de São Paulo. 

Downloads

Publicado

29.06.2023

Como Citar

Leandro de Sousa Lima, M., & Alves da Silva, J. (2023). A escolha dos adolescentes pela carreira em química: o que dizem as publicações sobre o tema. Educação Química n unto e ista. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3308