Jogo da Água: o lúdico como resultado da aprendizagem significativa na perspectiva da Alfabetização Científica

Autores

Resumo

A busca por alternativas didáticas que proporcionem aprendizagem significativa tem sido constante, independente da área ou nível de escolaridade. Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa sobre a abordagem dos conceitos da Química a partir da água como tema, que resultou na dissertação de mestrado, cujo produto final de uma das atividades propostas para a pesquisa foi um jogo de tabuleiro elaborado pelos próprios alunos. O jogo mostrou a maioria dos conceitos apresentados em sala de aula, de forma lúdica e divertida, feita com lixo e/ou itens recicláveis. O jogo desenvolvido pode contribuir para a aprendizagem não só de conceitos, mas também para a formação integral dos alunos como protagonistas, uma vez que foram capazes de observar, organizar dados, analisar e refletir sobre determinada situação problemática, trabalhando em equipe e, consequentemente, contribuindo para seu papel crítico na sociedade em que vivem.

Biografia do Autor

Valéria Marinho Paes dos Santos, Universidade Federal de São Paulo

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu (PECMA) da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, campus Diadema. Possui pós-graduação em Ensino de Química pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2011) e em Ciência e Tecnologia pela UFABC - Universidade Federal do ABC (2013), graduação em Química pela Universidade Guarulhos (2003) e graduação em Pedagogia pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (2014). Atualmente é professora titular de cargo da Educação Básica - PEB II do Governo do Estado de São Paulo na disciplina de Química. Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Química Aplicada (ENCIQUA) da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP campus Diadema. Autora de capítulos de livros e artigos sobre a água como temática para a aprendizagem significativa de conceitos de Química e relatos de experiências em Ensino de Química.

Ana Valéria Santos de Lourenço, Universidade Federal de São Paulo

Graduação em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1999), mestrado em Ciências (área de concentração: Química Inorgânica) pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e doutorado em Ciências (área de concentração: Química Inorgânica) pelo Instituto de Química da USP (2010). O pós-doutorado, no Instituto de Química - USP, - desenvolveu marcadores luminescentes à base de terras raras para a detecção da lipoproteína de baixa densidade oxidada. Atua como docente junto ao curso de Ciências - Licenciatura, desde 2013. É orientadora credenciada no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente, sua linha de pesquisa está relacionada com o ensino de ciências e a pesquisa em ensino de ciências, particularmente Química, dedicando-se principalmente à interdisciplinaridade, ensino-aprendizagem (aprendizagem significativa), recursos didáticos e divulgação científica - que conta com alunos de iniciação científica e de pós-graduação. 

Downloads

Publicado

29.06.2023

Como Citar

Marinho Paes dos Santos, V., & Santos de Lourenço, A. V. (2023). Jogo da Água: o lúdico como resultado da aprendizagem significativa na perspectiva da Alfabetização Científica. Educação Química n unto e ista. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3318