Jogo da Água: o lúdico como resultado da aprendizagem significativa na perspectiva da Alfabetização Científica
Resumo
A busca por alternativas didáticas que proporcionem aprendizagem significativa tem sido constante, independente da área ou nível de escolaridade. Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa sobre a abordagem dos conceitos da Química a partir da água como tema, que resultou na dissertação de mestrado, cujo produto final de uma das atividades propostas para a pesquisa foi um jogo de tabuleiro elaborado pelos próprios alunos. O jogo mostrou a maioria dos conceitos apresentados em sala de aula, de forma lúdica e divertida, feita com lixo e/ou itens recicláveis. O jogo desenvolvido pode contribuir para a aprendizagem não só de conceitos, mas também para a formação integral dos alunos como protagonistas, uma vez que foram capazes de observar, organizar dados, analisar e refletir sobre determinada situação problemática, trabalhando em equipe e, consequentemente, contribuindo para seu papel crítico na sociedade em que vivem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).