Contribuições do Modelo Semiótico de Leitura de Inscrições na Avaliação de Exposições Orais Acadêmicas sobre o Biodiesel

Autores

Resumo

This work aims to evaluate the extent of chemistry undergraduate students’ graphicacy in a science communication course, while elaborating oral presentations produced from original research articles on the topic of biodiesel. The analysis consisted of classifying inscriptions (visual representations) used in the oral presentation as decorative, illustrative or complementary; describe the meanings produced from reading of inscriptions in the presentation; and in classifying the readings of inscriptions into transparent, competent or problematic. The results indicate that two of the analyzed groups are in the analytical dimension of graphicacy and one in the elementary dimension. Results of this work can contribute to designing actions that promote graphicacy.

Biografia do Autor

Douglas Gomes Lima dos Santos, Universidade de São Paulo

Estudante de graduação no curso de Licenciatura em Ciências Exatas pela Universidade de São Paulo (USP) e Técnico em Química pela Escola Técnica Estadual (ETEC) de Tiquatira, onde também prestou monitorias e auxílios laboratoriais. Entre os anos 2018/2019 participou de extensões universitárias dentro do Centro de Divulgação Cientifica e Cultural (CDCC) , onde produziu materiais gráficos, textuais e digitais de divulgação. Atualmente é bolsista FAPESP de Iniciação Cientifica (2021/06074-2) pelo Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do IQSC (GPEQsc), pelo qual também participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Mikeas Silva de Lima, Universidade de São Paulo

Doutorando em Ciência pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências (Área de Concentração: Ensino de Química) na Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências (Área de Concentração: Química), pelo Instituto de Química de São Carlos - USP, com foco em pesquisas no Ensino de Química e Comunicação Científica. Graduado em Química (Licenciatura) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Salete Linhares Queiroz, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1991), doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e pela Pennsylvania State University (2009). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e coordenadora do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais lato sensu da Universidade de São Paulo (USP), responsável pelo Setor de Química do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (CDCC/USP), onde foi Diretora no período de 2017 a 2021, editora da Revista Química Nova na Escola (SBQ) e professora livre-docente do Instituto de Química de São Carlos (USP), onde coordena o Grupo de Pesquisa em Ensino de Química, no qual foram formados, até o momento, sob a sua orientação, 26 mestres e 13 doutores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, novas tecnologias e estado da arte no ensino de química.

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Publicado

29.06.2023

Como Citar

Gomes Lima dos Santos, D., Silva de Lima, M., & Linhares Queiroz, S. (2023). Contribuições do Modelo Semiótico de Leitura de Inscrições na Avaliação de Exposições Orais Acadêmicas sobre o Biodiesel . Educação Química n unto e ista. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3325