Alotropia: o design didático de uma sequência de ensino e aprendizagem

Autores

Resumo

O trabalho relata o design didático de uma sequência de ensino e aprendizagem que busca levar os estudantes ao entendimento do conteúdo de alotropia. Para o planejamento seguimos os pressupostos descritos por Mehéut e Psillos (2004): dimensão epistêmica e dimensão pedagógica com os elementos básicos: professor, estudante, conhecimento específico e mundo material. O tema nanotecnologia foi selecionado para relacionar com os conhecimentos de alotropia, exemplificado pelos alótropos do carbono. Propomos quatro atividades, a primeira aborda os nanomateriais de carbono, a segunda considera a parte mais específica do conteúdo de alotropia, a terceira aprofunda os conhecimentos de um nanomaterial: o grafeno, e a última faz uma retomada do tema de nanotecnologia e discute o papel da ciência na produção de conhecimento para a sociedade. Dentre os recursos, destacamos o uso de modelos por meio da elaboração de estruturas espaciais com a técnica do origami.

Biografia do Autor

Mariana da Silva Ribeiro, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Bacharela em Química e graduanda de Licenciatura em Química na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL - MG) .

Keila Bossolani Kiill, Universidade Federal de Alfenas

Doutora em Ciências (Educação Química) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Bacharel e Licenciada pela Universidade de São Paulo - USP. Desde 2008 é docente na Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG. Experiência na docência com a Educação Básica e com o Ensino Superior. Atua como pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação - Ensino de Ciências, Matemática e suas Tecnologias (Mestrado) e no Programa de Pós-Graduação em Química - Educação em Química (mestrado e Doutorado). As temáticas de pesquisa de interesse são: formação de professores, formação de conceitos, ensino por investigação, mapas conceituais, CTS e modelos e modelização no ensino de Ciências e Química.

Downloads

Publicado

29.06.2023

Como Citar

da Silva Ribeiro, M., & Bossolani Kiill, K. . (2023). Alotropia: o design didático de uma sequência de ensino e aprendizagem. Educação Química n unto e ista. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3326