A estratégia de estudos de caso aliada à história da ciência no ensino de química

Autores

  • Flavia Piccoli PUCSP https://orcid.org/0000-0003-2192-5857
  • Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Cesar Valmor Machado Lopes UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Tania Denise Miskinis Salgado UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Resumo

Neste artigo temos o objetivo de analisar uma experiência da utilização da estratégia metodológica de Estudos de Caso aliada à História da Ciência e investigar se essa metodologia é capaz de contribuir para que os alunos desenvolvam autonomia no seu processo de aprendizagem e interesse pela disciplina de Química. Utilizamos uma sequência de três Estudos de Caso sobre História da Ciência em três turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Porto Alegre/Brasil. Os dados foram analisados através de registros no Diário de Campo dos pesquisadores. Para análise dos dados, utilizaram-se os princípios da análise qualitativa. Os resultados evidenciaram que a utilização de Estudos de Caso, baseada na História da Ciência, favoreceu o desenvolvimento da autonomia e propiciou a participação ativa dos alunos nas aulas de Química.

Biografia do Autor

Flavia Piccoli, PUCSP

Graduada em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011) com Mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016), Diplomado em Educação Inclusiva pela Universidad del Desarrollo - Chile (2021) e Doutoranda em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2022). Professora de Química com 10 anos de experiência em Ensino Médio em estabelecimentos públicos e privados. Utilização de metodologias ativas diversificadas como resolução de problemas, aulas práticas investigativas, oficinas temáticas e desenvolvimento de pesquisa científica com alunos de Ensino Fundamental e Médio. Supervisora do Programa Institucional de Bolsas de iniciação à Docência (Pibid) de 2012 a 2017. Tem experiência na área Ensino de Química e Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, estudos de caso, resolução de problemas, história da ciência e educação inclusiva.

Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Possui graduação em Química licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), especialização em Educação Ambiental -Senac (2012), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016) e doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2020). Atualmente é professor do Estado do Rio Grande do Sul e Pós-Doutorando na área do Ensino de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química da UFRGS (GPEQ-UFRGS), atuando principalmente nos seguintes temas: agrotóxicos, resolução de problemas, ensino de Química e educação ambiental crítica.

Cesar Valmor Machado Lopes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em História da Ciência (2009) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio (doutorado sanduíche) na Faculdade de Filosofia da Universidade de Oxford - Reino Unido (2008). Professor Associado na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência nas áreas de Educação e História da Ciência, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação em ciências, educação em química, história da física e história da química. Foi diretor da Faculdade de Educação - UFRGS (2016-2020).

Tania Denise Miskinis Salgado , UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Possui Graduação em Engenharia Química (1980) e em Bacharelado em Química (1983), Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (1986) e Doutorado em Ciências - área de concentração Física Experimental (1999), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professora Titular aposentada do Departamento de Físico-Química, atuando como Docente Convidada, Orientadora do PPG Química, do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) da UFRGS. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, Ensino de Química, Iniciação à Docência em Química e Química Nuclear e Radioquímica. Atualmente, é Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Instituto de Química da UFRGS e dedica-se principalmente aos seguintes temas: metodologias de ensino de química, interdisciplinaridade, formação de professores de ciências da natureza.

Downloads

Publicado

31.12.2023

Como Citar

Piccoli, F., das Chagas de Azevedo Ribeiro, D., Machado Lopes, C. V., & Miskinis Salgado , T. D. (2023). A estratégia de estudos de caso aliada à história da ciência no ensino de química. Educação Química n unto e ista, 7. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3400

Edição

Seção

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula