Impactos da BNCC na produção de livros didáticos de Ciências – PNLD 2021: análise praxeológica do conteúdo geometria molecular

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Resumo

O objetivo desta pesquisa foi verificar os conteúdos de química abordados nos livros didáticos aprovados no PNLD 2021 e analisar a suficiência da noção de geometria molecular na perspectiva da organização praxeológica. Conduziu-se uma pesquisa qualitativa e documental a partir da consulta às obras específicas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Para fins comparativos, apresenta-se os conteúdos de química abordados em livros do Ensino Médio aprovados no PNLD 2018 e 2021. Depois, apresenta-se os elementos praxeológicos (tarefas, técnicas, tecnologias e teorias) da noção de geometria molecular. Os resultados mostraram que os principais conteúdos de química não foram excluídos do livro, embora alguns não tenham sido explicitados na BNCC. Por outro lado, há evidências de redução de conteúdo e exercícios de aplicação. A análise praxeológica mostrou que os livros didáticos apresentam uma estrutura mínima para a compreensão da disposição espacial das moléculas e precisam ser complementados com outros recursos pedagógicos.

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Biografia do Autor

Paulo Rogério Miranda Correia, Universidade de São Paulo

Doutor em Química (USP). Professor de Química da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP Leste), São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

01.11.2025

Como Citar

Soares da Silva, K., & Rogério Miranda Correia, P. (2025). Impactos da BNCC na produção de livros didáticos de Ciências – PNLD 2021: análise praxeológica do conteúdo geometria molecular. Educação Química En Punto De Vista, 9, 279–292. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3911