Educação sexual em uma perspectiva CTSA: uma análise de licenciandos em química

Autores

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar as concepções de licenciandos em química em relação ao desenvolvimento do tema educação sexual no ensino de química em uma perspectiva CTSA. A pesquisa participante de abordagem mista compreendeu duas etapas: 1) construção de uma proposta de sequência didática de química sobre a temática educação sexual, em uma perspectiva CTSA; 2) avaliação da sequência didática pelos licenciandos em química. A avaliação da sequência didática foi realizada por meio de um formulário eletrônico que foi respondido por 18 licenciandos em química. Nossos resultados indicaram que a grande maioria (83,3%) dos licenciandos em química diz que a temática pode ser estudada no âmbito da química. Quanto a sequência didática proposta, nossos resultados apontaram que os licenciandos a avaliaram satisfatoriamente. Esses resultados, mesmo que precocemente, permitem inferir que a química pode contribuir para a ampliação da discussão da educação sexual na perspectiva CTSA.

Biografia do Autor

Gabrielle Lisboa Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Anápolis

Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás- Campus Anápolis.

Lidiane de Lemos Soares Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Anápolis

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Anápolis. Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Goiás. Mestre em Educação em Ciências e Matemática e Doutora em Química, ambas pela Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

31.12.2023

Como Citar

Lisboa Gomes, G., & de Lemos Soares Pereira, L. (2023). Educação sexual em uma perspectiva CTSA: uma análise de licenciandos em química . Educação Química n unto e ista, 7. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4302

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista