História da ciência, formação e prática docente: um olhar para professores de química

Autores

  • Isabel Quintiliano de Carvalho Universidade Federal de São João del Rei
  • Mariana Umbelino Monteiro Ventura Universidade Federal de São João del Rei
  • Fernanda Luiza de Faria Universidade Federal de São João del Rei

Resumo

O artigo investigou se e como a História da Ciência esteve presente na formação de professores de Química da educação básica, bem como de que forma ela se insere na prática destes profissionais. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete professores de química de escolas de São João del Rei. Para o tratamento dos dados, seguimos a Análise de Conteúdo, organizando os dados em categorias definidas a posteriori.  Os resultados mostram que dos sete entrevistados, cinco conseguem abordar HC e, ao aplicar tais conceitos, afirmam que seus alunos se interessam mais pelas aulas, participam e tornam-se protagonistas de discussões. Porém, os professores que não abordam a HC, justificam que não têm tempo ou não têm formação suficiente. Os resultados mostram ainda visões simplistas dos professores em torno da HC e sua abordagem no ensino, tendo dificuldade de abordar propostas mais problematizadoras em torno da construção histórica do conhecimento científico.

Palavras chave: História da Ciência; Educação Básica; Formação docente

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01.11.2025

Como Citar

Quintiliano de Carvalho, I., Umbelino Monteiro Ventura, M., & Luiza de Faria, F. (2025). História da ciência, formação e prática docente: um olhar para professores de química. Educação Química En Punto De Vista, 9, 248–262. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4419