Uso do software Labmeyer como ferramenta no ensino para uma aprendizagem significativa em Química Analítica

Autores

Resumo

O presente artigo apresenta uma proposta de experimentação aplicada associada ao uso de um software educacional como ferramenta de ensino para uma aprendizagem significativa em Química Analítica Básica. A sequência metodológica seguiu uma apresentação do projeto; diagnóstico de percepções prévias; como utilizar o software Labmeyer; aplicação do software Labmeyer e avaliação do recurso didático. A Análise do diagnóstico das percepções prévias mostrou que 85% dos estudantes nunca usaram qualquer tipo de software educacional para aprender Química Analítica. Os resultados de aplicação do software indicaram que 84,21% dos estudantes tiveram uma experiência de aprendizagem mais envolvente, interativa e motivadora, onde as atividades práticas se tornaram mais dinâmicas. Dentro desse cenário, a experimentação aplicada favorece a aprendizagem significativa no ensino de Química Analítica quando associada ao uso de um software educacional como uma alternativa e uma grande aliada para tornar o ensino e a aprendizagem de estudantes do ensino médio mais atraente e eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Wagner de Sousa, IFCE

Possui graduação em Química Industrial (2003), Doutorado em Engenharia Civil (área de concentração: Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará (2011) e Licenciatura em Química UNIGRANDE (2019). Desenvolve pesquisas nas áreas de Química Analítica e Ambiental atuando principalmente nas seguintes linhas: preparo de amostras, adsorção, metais pesados; nutrientes e compostos orgânicos em água e poluição atmosférica indoor e outdoor. Em educação tem experiência como orientador de especialização em ensino de ciências da natureza, atuando nas linhas de pesquisa: metodologias ativas, aprendizagem significativa, aprendizagem experiencial.

José Helano do Nascimento Lima , IFCE/Campus Caucaia

Graduando do Curso de Licenciatura em Química, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Caucaia, Ceará, Brasil.

Maxwell Lima Maia, IFCE/Campus Caucaia

Co-Orientador, Técnico em Petroquímica pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE, 2015), Graduado em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2016), Mestre em Química Analítica pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2020). Atualmente é Técnico de Laboratório em Petroquímica do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Tem experiência em análises físico-químicas de água e desenvolve pesquisas sobre poluentes atmosféricos.

Sara Maria Peres de Morais, IFCE Maranguape

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Especialista em Marketing Estratégico em Unidades de Informação (2009), possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2004). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Informação tecnológica e propriedade intelectual. Atualmente desenvolve pesquisas na área de inovação tecnológica e patentometria.

Manuella Macedo Barbosa, IFCE/Campus Caucaia

Atuação na área de Engenharia Química, Química, Engenharia de Alimentos, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Tecnologia em Gastronomia, desenvolvendo projetos que visam desenvolvimento da Região Nordeste (estado do Ceará), através da elaboração de projetos que utilizam a tecnologia da fermentação e agregação de valor a resíduos agroindustriais. Desenvolvimento e execução de projetos nos seguintes temas: obtenção, purificação e estudo da goma de cajueiro, obtenção de carotenóides e flavonóides a partir do bagaço do pedúnculo do caju, desenvolvimento de pesquisas e tecnologias relacionadas à Produtos de Origem Vegetal, tendo atuado desenvolvendo os seguintes temas: caju, vitamina C, carotenóides, elaboração de salgadinho de feijão, teor de cera de carnaúba, mel, elaboração de farinhas ricas em fibras, elaboração de produtos de panificação, desenvolvimento de produtos fermentados a partir de frutas. Ocupou o cargo de Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia (2018 a setembro de 2021), atuando em projetos de pesquisa e extensão na área de elaboração de novos produtos. Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora de Pesquisa e Extensão do campus Caucaia e ministra aulas nos cursos técnico integrado em Química e Licenciatura em Química.

Downloads

Publicado

01.11.2025

Como Citar

de Sousa, F. W., do Nascimento Lima , J. H., Lima Maia, M., Peres de Morais, S. M., & Barbosa, M. M. (2025). Uso do software Labmeyer como ferramenta no ensino para uma aprendizagem significativa em Química Analítica. Educação Química En Punto De Vista, 9, 193–208. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4525

Edição

Seção

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula