Aprender pela pesquisa centrada no aluno e o ensino de química: uma avaliação primária

Autores

Resumo

Este texto tem o objetivo de apresentar uma avaliação discente sobre o trabalho docente desenvolvido no ensino de química via uso metodologia Dicumba, enfatizando uma atividade de pesquisa a patir do interesse e da curiosidade do aluno. Para tanto, uma pesquisa-ação de cunhho quali-quantitativo, via uso da observação participante e da aplicação de um formulário virtual como meios para a coleta de dados, foi desenvolvida por um professor de química da rede pública de ensino, do Estado do Rio Grande do Sul, no segundo semestre do ano de 2019, com 29 alunos da terceira série do ensino médio. Os dados analisandos por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences e refletidos à luz de teóricos demonstraram que a Dicumba, enquanto uma estratégia de ensino que caracteriza e vincula a ação do professor coexistente à ação do aluno, valorizando o APCA como um movimento que ocorre associadamente de forma individual e conjunta, social e científica, é rica o suficiente para fazer com que o sujeito aprenda inteiramente a partir do próprio interesse.

Biografia do Autor

Everton Bedin, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2009). Especialista em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação - TICEDU - pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG (2014), Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2018). Mestre em Educação em Química pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2012). Doutor e Pós-Doutor em Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015). Atualmente é professor permanente no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e nos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM), onde atua como Vice-Coordenador, e no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI). Possui experiência na área de Química com ênfase em Química, trabalhando, principalmente, nos temas: formação docente, ensino e aprendizagem, TIC, interdisciplinaridade e metodologias de ensino.

Lucas Eduardo de Siqueira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestrando em Educação em Ciências e em Matemática pelo PPGECM na UFPR; Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Paraná (2021). Atualmente é professor de Física da rede privada e do Estado. Tem experiência na área do Ensino de Física, com ênfase em Conhecimento Tecnológico (CT), atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, REA, TIC, TDIC, conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK) e formação inicial de professores de Física.

Downloads

Publicado

31.12.2023

Como Citar

Bedin, E., & de Siqueira, L. E. (2023). Aprender pela pesquisa centrada no aluno e o ensino de química: uma avaliação primária. Educação Química n unto e ista, 7. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4584

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista