‘Cordelizando’ a história da química como estratégia lúdico-didática: entre rimas de potencialidades formativas e enfoques humanísticos

Autores

Resumo

Este estudo inovador explora a integração da literatura de cordel no ensino de química, utilizando-a como uma ferramenta lúdico-didática para abordar a história da química. Esta estratégia é analisada em função do potencial para enriquecer a formação inicial de professores de química com enfoques humanísticos. O modelo PESA (Proposta-Execução-Socialização-Avaliação) é introduzido como um quadro metodológico para acompanhar a estratégia. A pesquisa qualitativa envolveu trinta licenciandos em química e revelou que a criação de cordéis melhora a compreensão dos aspectos históricos da química, estimulando o engajamento e a criatividade dos alunos. O artigo enfatiza ainda que o uso de cordéis na educação química estabelece uma conexão eficaz entre o conteúdo acadêmico e elementos da vida cotidiana, cultura e história, fomentando uma educação científica enriquecida pela interdisciplinaridade e contextualização.

Biografia do Autor

Maria das Graças Cleophas, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Graduada em Química Industrial pela universidade Federal da Paraíba e licenciada em Química pela mesma Universidade. Mestre em Físico-química pela Universidade Federal da Paraíba. Foi coordenadora do Programa de Iniciação à Docência - PIBID fomentado pela CAPES e contribuiu administrativamente atuando como vice coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Atualmente é professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). É doutora em Ensino das Ciências, com ênfase no ensino de Química, pela UFRPE. Tem experiência no ensino de Química, atuando principalmente nas seguintes áreas de pesquisa: Problematização para o ensino de Ciências; Instrumentação para o Ensino da Química; História da Química; Desenvolvimento de atividades lúdicas para o ensino e aprendizagem da Química; Inserção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para o ensino de Ciências; Uso de m-learning para o ensino das Ciências; Formação de Professores de Ciências, entre outras.

Downloads

Publicado

31.12.2023

Como Citar

Cleophas, M. das G. (2023). ‘Cordelizando’ a história da química como estratégia lúdico-didática: entre rimas de potencialidades formativas e enfoques humanísticos. Educação Química n unto e ista, 7. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4585

Edição

Seção

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula