Caminhos da reação: um jogo didático aplicado para o conteúdo taxa de desenvolvimento da reação

Autores

Resumo

Este artigo relata o desenvolvimento de um jogo didático para abordagem do conteúdo de Taxa de desenvolvimento das reações (TDR). A proposta foi pensada a partir de um jogo de tabuleiro envolvendo perguntas e respostas de forma contextualizada. A produção foi realizada com material de baixo custo e pode ser replicada em diferentes contextos de ensino na educação básica. O jogo foi aplicado em uma turma de 2° ano do ensino médio de uma escola pública onde foi possível identificar momentos de integração mútua entre os participantes que a partir das respostas puderam, interpretar dados e discutir sobre a relação de conceitos do conteúdo TDR e temas importantes como conservação dos alimentos, meio ambiente, combustíveis e catálise, permitindo os estudantes reconhecerem a aplicação de conceitos químicos em situações que envolvem contextos aplicados e fenômenos naturais. A avaliação geral mostrou alta aceitabilidade e a possibilidade de reaplicação em outras escolas do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01.11.2025

Como Citar

Silva, R. de S., da Silva Júnior, C. N., Lucas, G. J., & de Carvalho, L. S. (2025). Caminhos da reação: um jogo didático aplicado para o conteúdo taxa de desenvolvimento da reação. Educação Química En Punto De Vista, 9, 138–152. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4805

Edição

Seção

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula