O ensino de química CTS e a PHC: análise de processos cartáticos sobre bioplásticos como práticas sustentáveis

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Resumo

Nesta pesquisa temos o objetivo de analisar processos catárticos vivenciados por estudantes no contexto de uma intervenção pedagógica, fundamentada na abordagem CTS e na Pedagogia Histórico-Crítica, no ensino de Química. A pesquisa qualitativa, do tipo intervenção pedagógica, foi realizada em três etapas metodológicas: 1) planejamento da intervenção pedagógica; 2) desenvolvimento da intervenção pedagógica; 3) análise dos dados. A intervenção pedagógica, desenvolvida a partir da prática social “Bioplásticos como práticas sustentáveis”, contou com a participação de 20 estudantes da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública da Região Metropolitana do Recife, Pernambuco e foi desenvolvida no contexto das atividades do Programa de Residência Pedagógica do Núcleo Química. Os resultados indicaram evidências de processos catárticos vivenciados pelos estudantes, ao tempo em que suas compreensões acerca da prática social “Bioplásticos como práticas sustentáveis” foram mais elaboradas. Nessa perspectiva, tais resultados corroboram a articulação da abordagem CTS e da Pedagogia Histórico-Crítica e reforçam a abordagem de questões sociais relacionadas à ciência e à tecnologia por meio de práticas pedagógicas que se constituam como um dos instrumentos de transformação social visando a construção de um futuro sustentável.

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Publicado

01.11.2025

Como Citar

Gomes da Silva, B. S., Barbosa dos Santos, D. M., da Silva Cesário, L., Santana dos Santos, W. C., & do Nascimento Firme, R. (2025). O ensino de química CTS e a PHC: análise de processos cartáticos sobre bioplásticos como práticas sustentáveis . Educação Química En Punto De Vista, 9, 110–123. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4871

Edição

Seção

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula