Estratégias de leitura para textos de divulgação científica: proposta educativa para formar leitores críticos às questões das ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v9i10.4886

Resumo

Diante da realidade contemporânea, é necessário compreender temas relacionados à Ciência e à Tecnologia. A leitura escolar de textos didáticos que tratem destas temáticas, quando bem estruturada, pode contribuir para uma leitura de mundo crítica e reflexiva por parte dos estudantes. Este trabalho investiga as potencialidades das estratégias de leitura na interpretação de um texto de divulgação científica. A proposta foi desenvolvida no contexto do ensino remoto emergencial por meio de um minicurso temático ofertado aos estudantes da educação básica do estado da Bahia. Os dados apresentados foram obtidos a partir da transcrição dos áudios dos encontros virtuais e analisados à luz da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que, a partir da leitura orientada, os estudantes se apropriaram de conceitos científicos abordados no texto. Ademais, a análise de um questionário preenchido pelos próprios estudantes evidenciou mudanças no interesse pela leitura de textos didáticos e em suas formas de ler.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Carvalho dos Santos, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Licenciada em Química pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (2017- 2022). Tem experiência na área de Química Analítica atuando em Cromatografia: bolsista PIBIC (2019) no desenvolvimento e validação de método analítico cromatográfico para determinação de fármacos e surfactantes nas águas de abastecimento da cidade de Barreiras, utilizando a cromatografia líquida de alta eficiência com detector UV-Vis acoplado; bolsista Prodiscente (2020) no projeto "detecção de cocaína em redes de efluentes por cromatografia gasosa com espectrômetro de massas acoplado". Estagiou na empresa Candeias Industrial LTDA (2021-2022), participando da pesquisa, desenvolvimento e produção de produtos saneantes. Atuou como monitora auxiliar e professora na disciplina de Química no Ensino Médio e em curso pré-vestibular (2022). Foi bolsista de mestrado da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia na área de Química Inorgânica do Programa de Pós Graduação em Química Pura e Aplicada da Universidade Federal do Oeste da Bahia (2023). Atualmente é professora de química do estado da Bahia no Colégio Estadual de Tempo Integral José de Souza Machado.

Mayara Soares de Melo, UFOB

Professora da área de Ensino de Química na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), graduada em Licenciatura em Química pela Universidade de Brasília - UnB, mestra em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC/UnB e doutora em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPGEduC/UnB. É vice-líder do grupo de pesquisa Diálogos Formativos em Educação em Ciências (UFOB) e membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Desenvolve pesquisas sobre: divulgação científica; educação científica e direitos humanos; currículo integrado; processo ensino-aprendizagem de ciências e formação de professores.

Verenna Barbosa Gomes, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2010).Mestra em Ensino de Ciências com área de concentração em Ensino de Química pelo PPGEC-UnB. Doutora em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências -UnB. Professora da Universidade Federal do Tocantins. Atuo também como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática PPGecim. Sou Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química (LEPEQ) da UFNT. Coordenadora do Projeto Alvorecer -Química da UFNT. Participo do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Ciências - GEPTEC, Tenho experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Divulgação Científica, Formação de Professores e Experimentação no Ensino de Química.

Downloads

Publicado

23.12.2025

Como Citar

Carvalho dos Santos, R., Soares de Melo, M., & Barbosa Gomes, V. (2025). Estratégias de leitura para textos de divulgação científica: proposta educativa para formar leitores críticos às questões das ciências. Educação Química En Punto De Vista, 9(10), 508–526. https://doi.org/10.30705/eqpv.v9i10.4886