A percepção de licenciandos/as em química sobre química forense
Resumo
Este estudo visa realizar um levantamento das percepções sobre Química Forense (QF) de discentes em processo de formação inicial em Química - Licenciatura de uma Universidade pública brasileira. Com isso, por meio de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, utilizou-se o instrumento formulário online com objetivo de coletar as percepções dos/as mesmos/as acerca da temática da QF. Os dados reunidos foram submetidos à técnica de Análise de Conteúdo, contribuindo para a criação das seguintes categorias: A Química forense e a compreensão de futuros/as professores/as de Química; Influências na Busca pela Química como formação profissional; Formação do/a futuro/a professor/a de Química e a Química forense; e A Química Forense e o Ensino de Química. Os achados da pesquisa apontam que a maioria dos/as discentes, vinculados à segunda metade do curso, já ouviu falar sobre a QF antes do ingresso na Universidade, principalmente por meio de filmes e séries. Contudo, a busca pela Química como formação profissional não aparece vinculada ao contato com produções cinematográficas envolvendo QF. Diferentemente do que se esperava como hipótese inicial de pesquisa, os/as discentes não atrelam a busca pela Química à produções cinematográficas. A compreensão de QF emerge, na maioria das respostas, com viés generalista, vinculada à investigação criminal, aplicando os conhecimentos científicos da área para a resolução de delitos, noção fortemente presente em produções televisivas envolvendo o campo. Os/as discentes sinalizam o desejo em saber mais sobre a QF, embora 52% tenha apontado não ter ouvido falar sobre durante a graduação. A maioria dos/as discentes (76%) aponta se sentir habilitado/a para atuar na QF, contudo, apenas 36% se sente capaz de mobilizar saberes da QF no ensino, o que demonstra uma necessidade de aprimorar aspectos inerentes à formação pedagógica e mobilização da QF nas aulas de Química, já que 88% acredita que introduzir a QF no ensino amplia o interesse do/a estudante. Portanto, a presente pesquisa aponta para relevância da abordagem formativa envolvendo a Química Forense durante a graduação, com vistas a qualificar as práticas pedagógicas envolvendo a temática no ensino de Química escolar.
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