Ações formativas desenvolvidas em museus como contributo na formação inicial docente em química

Autores

Resumo

O presente artigo tece diálogo com a formação inicial de professoras e professores de Química no ambiente dos museus. Teve como objetivo geral caracterizar as ações formativas envolvendo licenciandos(as) que acontecem no âmbito dos museus, a partir de pesquisas e experiências no(de) Ensino de Química. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica, na qual os dados foram constituídos nos Anais online das dez últimas edições do Encontro Nacional de Ensino de Química. Seis descritores foram analisados. Como principais resultados destacamos: poucas pesquisas sobre a temática na área de Ensino de Química; atividades oportunizadas via atuação dos(as) licenciandos(as) como mediadores(as); maioria das ações formativas promovidas pela universidade; contribuição direta na formação inicial docente; e, ampliação do repertório científico e cultural.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Jatobá Palmieri, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda  no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná. Mestra em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná. Licenciada em Química pela Universidade Federal do Paraná e Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Franca. Temas de interesse de estudos: ensino de química em espaços não formais de educação, divulgação científica, formação inicial e continuada de professoras e professores. 

Camila Silveira, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Química pelo Instituto de Química da Unesp de Araraquara (2006), Mestre (2009) e Doutora (2012) em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru. Na Universidade Federal do Paraná, é Professora Adjunta do Departamento de Química; Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) e do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI); Vice-Líder do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências; Vice-Coordenadora do PROFQUI. Vice-Diretora da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química (Gestão 2022-2024).

Downloads

Publicado

01.11.2025

Como Citar

Palmieri, L. J., & Silveira, C. (2025). Ações formativas desenvolvidas em museus como contributo na formação inicial docente em química. Educação Química En Punto De Vista, 9, 26–43. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/5189