Evolução conceitual de átomo por meio de atividades experimentais

Autores

Resumo

O modelo de perfil conceitual define que um indivíduo pode apresentar diferentes compreensões sobre um conceito e que cada um destes entendimentos formará uma das zonas do perfil do assunto. Sob este referencial, a aprendizagem seria a utilização da zona adequada a cada contexto, a tomada de consciência. O objetivo do estudo foi investigar a evolução conceitual sobre o átomo em estudantes do Ensino Médio, assim foram analisadas as produções dos participantes durante uma sequência de ensino com quatro experimentos, que abordaram os modelos atômicos e a espectroscopia. Como resultado foi observado que a realização das atividades propiciou a evolução conceitual, haja vista que os estudantes empregaram os estágios científicos de átomo quando as questões mobilizaram estas zonas do perfil, porém a emergência de estágios pré-científicos, como o estágio substancialista, foi uma limitação, pois trata-se de uma zona insuficiente para explicar algumas das situações.

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Biografia do Autor

Everton Lüdke, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Física Licenciatura e em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Ph.D. em Astrofísica e Radioastronomia - University of Manchester. É Professor Titular no Departamento de Física da UFSM. Desenvolve pesquisa em tecnologias educacionais para o ensino multidisciplinar. Atua como orientador nos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e no Programa de Educação Matemática e Ensino de Física ambos na UFSM.

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Publicado

01.11.2025

Como Citar

Oliveira Lopes, R., & Lüdke, E. (2025). Evolução conceitual de átomo por meio de atividades experimentais. Educação Química En Punto De Vista, 9, 61–76. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/5248