A implementação da metodologia de resolução de problemas no ensino de química
Resumo
Neste artigo são apresentados e discutidos resultados obtidos a partir da implementação da metodologia de Resolução de Problemas com alunos do 1º Ano do Ensino Médio na componente de Química em uma escola pública do município de Caçapava do Sul, RS. Essa atividade é um recorte de um trabalho de mestrado e apresenta a análise de dois questionários, o inicial, para verificação de conhecimentos prévios dos estudantes sobre separação de misturas e sobre a metodologia de Resolução de Problemas, e o final para análise do trabalho a partir da implementação da Resolução de Problemas no Ensino de Química. Os dados produzidos a partir dos questionários foram analisados por meio da Escala de Likert e posteriormente analisados. A partir das respostas dos questionários pode-se inferir que os alunos acreditam aprender resolvendo problemas e, que para que isso ocorra, é necessário utilizar-se de pesquisa como alternativa de encontrar resultados. Outro aspecto apontado pelos alunos se refere às dificuldades em entender os problemas apresentados, pois acreditam na potencialidade dos trabalhos orais e escritos para facilitar a aprendizagem, como também destacam que não estão acostumados a trabalhar com a metodologia de Resolução de Problemas, mas consideraram o trabalho com potencial para ser realizado durante as aulas de Química.
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