A implementação da metodologia de resolução de problemas no ensino de química

Autores

Resumo

Neste artigo são apresentados e discutidos resultados obtidos a partir da implementação da metodologia de Resolução de Problemas com alunos do 1º Ano do Ensino Médio na componente de Química em uma escola pública do município de Caçapava do Sul, RS. Essa atividade é um recorte de um trabalho de mestrado e apresenta a análise de dois questionários, o inicial, para verificação de conhecimentos prévios dos estudantes sobre separação de misturas e sobre a metodologia de Resolução de Problemas, e o final para análise do trabalho a partir da implementação da Resolução de Problemas no Ensino de Química. Os dados produzidos a partir dos questionários foram analisados por meio da Escala de Likert e posteriormente analisados. A partir das respostas dos questionários pode-se inferir que os alunos acreditam aprender resolvendo problemas e, que para que isso ocorra, é necessário utilizar-se de pesquisa como alternativa de encontrar resultados. Outro aspecto apontado pelos alunos se refere às dificuldades em entender os problemas apresentados, pois acreditam na potencialidade dos trabalhos orais e escritos para facilitar a aprendizagem, como também destacam que não estão acostumados a trabalhar com a metodologia de Resolução de Problemas, mas consideraram o trabalho com potencial para ser realizado durante as aulas de Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Rosa Medeiros, Unipampa

Denise Rosa Medeiros é professora das redes Estadual e Municipal de Ensino, Mestra em Ensino de Ciências pela Unipampa, Especialista em Educação com ênfase em Gestão Educacional- UFSM, Especialista em Gestão, Orientação e Supervisão pela Faculdade Iguaçu, , Especialista em Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental pela Faculdade Iguaçu, Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha- Urcamp e em Licenciatura em ciências pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM. Participou como integrante do Projeto de Pesquisa: Atividades Experimentais Investigativas e Resolução de Problemas na Formação Inicial e Continuada de Professores de Ciências da Natureza; participou como membro do Projeto de Extensão: Resolução de Problemas no Ensino de Ciências-Unipampa. Possui experiência na docência na área de ciências, Biologia, Química e Matemática e como Supervisora do PIBID subprojeto Química- Unipampa, e Preceptora do Programa Residência Pedagógica (PRP), Unipampa, Campus Caçapava do Sul.

Downloads

Publicado

01.11.2025

Como Citar

Medeiros, D. R., & Goi, M. E. J. (2025). A implementação da metodologia de resolução de problemas no ensino de química. Educação Química En Punto De Vista, 9, 44–60. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/5436