Um processo de reflexão orientada vivenciado por professores de química com foco no ensino experimental

Autores

Resumo

Apresentamos, neste trabalho, as contribuições de um processo de reflexão orientada sobre a prática de professores de Química do ensino médio, considerando as atividades experimentais propostas para suas aulas. O processo ocorreu em encontros individuais, nas escolas, e coletivos, na universidade. Nesses encontros foram comparados modelos de atividades experimentais investigativas e tradicionais. Os roteiros empregados pelos professores foram discutidos e reelaborados, conforme sugestões do grupo, considerando a perspectiva de atividades investigativas. As concepções explícitas e implícitas, manifestadas ao longo do processo foram analisadas segundo três dimensões: alunos, prática docente e atividade experimental. Foram construídos mapas cognitivos baseados nas manifestações verbais dos professores em diferentes momentos do processo. Analisam-se, aqui, as manifestações de um dos professores. Os resultados mostraram que o professor apresentava dificuldades em elaborar e aplicar atividades experimentais que visavam explorações conceituais, porém, ao longo do processo foi reelaborando as atividades numa perspectiva investigativa, aplicando-as em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eunice Ribeiro Marcondes, Universidade de São Paulo

Bacharel e licenciada em Química pela Universidade São Paulo (1972). Doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo, Instituto de Química. É professora doutora do Instituto de Química da USP. É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação Química - GEPEQ - que desenvolve atividades de divulgação científica, de formação continuada de professores e de pesquisa em ensino de Química. É orientadora no Programa de Pós-Graduação Interunidades de Ensino de Ciências, da Universidade de são Paulo (IF, IQ, IB e FE USP), desenvolvendo trabalhos de pesquisa nas linhas de ensino e aprendizagem de Química e formação de professores.

Luciane H. Akahoshi, Instituto de Química Universidade de São Paulo

Possui graduação em Bacharelado Em Química pela Universidade de São Paulo(1991) e mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia) pela Universidade de São Paulo(2012). Atualmente é colaboradora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química. Atuando principalmente nos seguintes temas:contextualização, divulgação científica, ensino-aprendizagem, ensino de química, CTSA.

Viviani Alves de Lima, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Química pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1995), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Química) pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Ensino de Ciências (Modalidade Química) pela Universidade de São Paulo (2013) pelo Programa de Pós-graduação Interunidades da Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisadora e professora efetiva da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, formação inicial e continuada de professores, atividades experimentais investigativas e metacognição. Trabalha na formação inicial junto as disciplinas pedagógicos para o Ensino de Química, dentre elas destaca-se: Instrumentação para o Ensino de Química; Metodologia no Ensino de Química; Estágio Supervisionado; Projeto Integrado de Prática Educativa - PIPEs; Métodos e Técnicas de Pesquisa.Coordenador de área do PIBID /UFU junto ao subprojeto Química da Universidade de Uberlândia, no período de 2014 a 2018. Coordenadora do subprojeto Multidisciplinar Física/Química da Residência Pedagógica no edital de 2018 a 2020, no edital 2020 a 2022 com o subprojeto Física/Matemática/Química e no edital de 2022 a 2024 com o subprojeto Biologia/Química.

Downloads

Publicado

01.11.2025

Como Citar

Ribeiro Marcondes, M. E., Akahoshi, L., & Alves de Lima, V. (2025). Um processo de reflexão orientada vivenciado por professores de química com foco no ensino experimental. Educação Química En Punto De Vista, 9, 1–25. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/5497