As representações no ensino de química na perspectiva da semiótica peirceana

Autores

  • Edson José Wartha Universidade Federal de Sergipe/UFS
  • Daisy de Brito Rezende Professora da Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i1.886

Resumo

Este artigo discute e apresenta possíveis potencialidades do uso de elementos da Semiótica Peirceana como instrumento para tratar do estatuto ontológico e epistemológico do papel das representações no Ensino de Química.  Busca-se apresentar uma abordagem que leve em consideração o plano ontológico e o plano linguístico na discussão sobre a representação em Química e no Ensino de Química. Defende-se que na perspectiva da semiótica de Peirce é possível avançar nas discussões sobre o estatuto ontológico da representação.

Biografia do Autor

Edson José Wartha, Universidade Federal de Sergipe/UFS

Possui graduação em Licenciatura em química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ensino de Ciências pela USP (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe e orientador no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (NPGECIMA). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: a) Linguajem e cognição no Ensino de Ciências; b) Avaliação e testes de desempenho escolar; c) Análise de materiais (livros) didáticos; d) Espaços de divulgação e popularização cientifica; e) Construção e validação de unidades didáticas em contextos de aprendizagem. Desde julho de 2014 está na Chefia do Departamento de Química e na Coordenação do Colegiado do curso de Licenciatura em Química.

Daisy de Brito Rezende, Professora da Universidade de São Paulo (USP)

Licenciada (1977) e Bacharel em Química pela Universidade de São Paulo (1978), obteve o mestrado (1986) e o doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1994), sob orientação do Professor Vicente Guilherme Toscano. Desde 1991, é professora do Instituto de Química dessa mesma universidade (Departamento de Química Fundamental). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Fotoquímica Orgânica (enodionas, foto-homólise de halocompostos e fotoisomerização, em fase homogênea). Mais recentemente, tem-se voltado a estudos sobre biocatálise e atuado na pesquisa em Ensino de Quimica, sendo orientadora do Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Foi Diretora da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química de maio de 2008 a maio de 2010.

Downloads

Publicado

30.09.2017

Como Citar

Wartha, E. J., & Rezende, D. de B. (2017). As representações no ensino de química na perspectiva da semiótica peirceana. Educação Química n unto e ista, 1(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i1.886

Edição

Seção

Puntos de Vista