As relações sociais que regulam a prática docente no ensino de Ligações Químicas

Autores

  • Ana Luiza de Quadros Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0001-9175-7604
  • Mariana Luiza de Freitas Cruz Universidade Federal de Minas Gerais
  • Amanda Souza Barcelos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Naira Helena Simões do Carmo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Bruno Ferreira dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i1.888

Resumo

A vivência em um curso de formação de professores nos levou a investigar o que professores em formação consideram e com quem interagem, ao desenvolverem suas aulas. Para isso, nos apropriamos do “dispositivo pedagógico”, apontado por Basil Bernstein, para analisar as relações que permeiam a prática docente. A ação de professores em formação no desenvolvimento de aulas sobre Ligações Químicas foi o foco central deste trabalho. As aulas foram planejadas com base em tendências contemporâneas de ensino, com algumas orientações específicas, ressaltadas durante o planejamento. Percebemos que, apesar do planejamento conjunto, o desenvolvimento das aulas foi diferenciado para todos os envolvidos. Enquanto metade deles seguiu o planejado, com pequenas mudanças, a outra metade optou por seguir outro modelo de aula de acordo com o que aprendeu durante sua formação ou com a prática construída em sua experiência docente. Os estudantes investigados legitimaram algumas práticas, que precisam ser percebidas e problematizadas pelos formadores.

Biografia do Autor

Ana Luiza de Quadros, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciada em Química. Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ, Doutora em Educação pela UFMG,

Professora de Ensino de Química no Dpto de Química - ICEx - UFMG

Mariana Luiza de Freitas Cruz, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciada em Química. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação/FaE/UFMG.

Amanda Souza Barcelos, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciada em Química pela UFMG.

Naira Helena Simões do Carmo, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciada em Química

Bruno Ferreira dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Química Analítica. Doutorado em Ciências Sociais e Humanas pela Universidad Nacional de Quilmes, Argentina.

Professor de Ensino de Química na UESB e no Programa de Pos-graduação em Educação Científica e Formação de Professores da UESB.

Referências

BARKER, V.; MILLAR, R. Students’s reasoning about basic chemical termodynamics and chemical bonding: What changes occur during a context-based post-16 chemistry course? International Journal of Science Education, v. 22, p. 1171-1200, 2000.

BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico: classe, código, controle. Petrópolis: Vozes, 1996.

BERNSTEIN, B. Pedagogía, control simbólico e identidad: teoria, investigación y crítica. Madrid: Ediciones Morata, 1998.

EYMUR, Gülüzar; GEBAN, Ömer. The Collaboration of Cooperative Learning and Conceptual Change: Enhancing the Students’ Understanding of Chemical Bonding Concepts. Internacional Journal of Science and Mathmatics Education. p. 1-19, 2016.

MORAIS, Ana Maria. Prática Pedagógica na formação inicial e prática dos professores. Revista de Educação, v. XI, n. 1, p. 51-59, 2002.

ÖZMEN, Haluk. Some Student Misconceptions in Chemistry: A Literature Review of Chemical Bonding. Journal of Science Education and Technology, v. 13, n. 2, 2004.

SANTOS, L. L. C. P. Bernstein e o campo Educacional: relevância, influências e incompreensões. Cadernos de Pesquisa, n. 120, 2003.

Downloads

Publicado

30.09.2017

Como Citar

Quadros, A. L. de, Cruz, M. L. de F., Barcelos, A. S., Carmo, N. H. S. do, & Santos, B. F. dos. (2017). As relações sociais que regulam a prática docente no ensino de Ligações Químicas. Educação Química En Punto De Vista, 1(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i1.888

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista