Ensino de química no ensino fundamental: relatos de práticas investigativas nos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i2.892

Resumo

Este artigo apresenta os resultados iniciais de um projeto de iniciação científica em desenvolvimento em um curso de Licenciatura em Química. O projeto busca novas abordagens para aulas de ciências/química destinadas a alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.  O objetivo é promover discussões sobre o uso de diversos recursos didáticos e metodológicos no que diz respeito à abordagem de conceitos químicos presentes no cotidiano das crianças. Os dados obtidos evidenciam a importância em aproximá-las desde seus primeiros anos de escolarização à atividade de investigação sobre os fenômenos químicos observados em seu cotidiano, de modo que a construção de conceitos ocorra de maneira significativa e contextualizada.

 

Biografia do Autor

Jorge Cardoso Messeder, IFRJ

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado e doutorado em Ciências pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). A gênese de sua titulação acadêmica ocorreu na área da Química Orgânica, com ênfase em Síntese, onde atuou nos seguintes temas: síntese de fármacos e quimioprofilaxia da Doença de Chagas. Atualmente é professor Associado I do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro onde desenvolve trabalhos nas áreas de Ensino de Ciências/Química, junto aos cursos de Licenciatura em Química e Mestrado Profissional e Acadêmico em Ensino de Ciências. A sua produção acadêmica se concentra principalmente em temas sobre Ensino de Química/Ciências, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior, tendo enfoques em: CTS, Práticas de Ensino, Produção de Materiais Educativos e Relações entre Ensino, Aprendizagem e Pesquisa.

Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira, IFRJ

Professora da rede Municipal de Educação de Duque de Caxias, Mestre em Ensino de Ciências no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - PROPEC- IFRJ. Formada em Pedagogia, especialista em Educação Psicomotora e em Gestão Escolar Integrada. Dedica estudos e pesquisas às práticas de alfabetização e letramento, investiga práticas para o Ensino de Ciências e Letramento científico nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação em CTS. Tem interesse nas áreas do desenvolvimento infantil e avaliação da aprendizagem.

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Publicado

30.12.2017

Como Citar

Messeder, J. C., & dos Santos Oliveira, D. A. A. (2017). Ensino de química no ensino fundamental: relatos de práticas investigativas nos anos iniciais. Educação Química n unto e ista, 1(2). https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i2.892

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista