Entre experimentos e fermentos: como o bicarbonato de sódio se tornou um constituinte em processos fermentativos?

Autores

  • Susana Rodrigues Macedo Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Robson Simplicio de Sousa Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Aline Machado Dorneles Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Maria do Carmo Galiazzi Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i1.896

Resumo

O artigo apresenta histórias sobre o bicarbonato de sódio na Química a partir de um trabalho de conclusão do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O encontro com a temática de investigação ocorreu na disciplina de Monografia I por meio das experiências e das vivências de uma das autoras deste texto, aluna da Licenciatura em Química, e sua necessidade de compreender mais sobre os processos fermentativos químicos. Busca-se compreender como o bicarbonato de sódio se tornou historicamente uma substância utilizada nos processos fermentativos a partir das contribuições dos possíveis responsáveis pela síntese do bicarbonato e seu uso no fermento químico. Finaliza-se com uma análise do processo de pesquisa em torno dessa substância e sua aproximação com a História da Química como possibilidade de abordagem de elementos históricos à experimentação no Ensino de Química.

Biografia do Autor

Susana Rodrigues Macedo, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande (1986).

Robson Simplicio de Sousa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS) pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, integrante do grupo Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática (CEAMECIM). É mestre em Química (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental (PPGQTA) pela mesma universidade, onde desenvolveu pesquisa de mestrado na área de derivados oleoquímicos com potencial farmacológico. Tem formação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) em 2011. É professor da área de Educação Química na universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Tem interesse pela área de educação em ciências/química com foco em formação de professores de Química com aporte hermenêutico e fenomenológico e no estudo de metodologias de análise qualitativa, especialmente, Análise Textual Discursiva.

Aline Machado Dorneles, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande. Professora Adjunta da Escola de Química e Alimentos da Universidade Federal do Rio Grande. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da FURG. Coordenadora do curso de Química Licenciatura da FURG. Coordenadora do subprojeto PIBID/Química da FURG. Atua na área de formação de professores de Química/Ciências, ensino de Química, experimentação investigativa, pesquisa narrativa, dentre outras.

Maria do Carmo Galiazzi, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) com tese sobre o educar pela pesquisa na formação de professores de Ciências. graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação Química pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1990), bacharel em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande, atuando como professora do curso de Química - Licenciatura e nos programas de pós Graduação em Educação Ambiental e Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Atua na área de Educação, com ênfase na formação de professores de Ciências, principalmente nos temas: educar pela pesquisa, formação de professores, educação química, educação em ciências, experimentação em sala de aula. A linha de pesquisa a que pertence é formação de professores e pesquisa a contribuição da pesquisa na formação de professores assumindo a escrita como dispositivo de análise desta pesquisa produzida em rodas de formação que investigam a escola e com isso promovem a formação de professores e o desenvolvimento curricular na educação básica e na universidade. Desenvolve a metodologia de Análise Textual Discursiva com co-autoria com Prof. Roque Moraes (in memoriam). Desde 2008 coordena o Programa Institucional de Incentivo a Docência na Universidade Federal do Rio Grande.

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Publicado

30.09.2017

Como Citar

Macedo, S. R., Sousa, R. S. de, Dorneles, A. M., & Galiazzi, M. do C. (2017). Entre experimentos e fermentos: como o bicarbonato de sódio se tornou um constituinte em processos fermentativos?. Educação Química n unto e ista, 1(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i1.896

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista