Relação entre modos de pensar e formas de falar no perfil conceitual de substância

Autores

  • João Roberto Ratis Tenório da Silva Universidade Federal de Pernambuco http://orcid.org/0000-0001-9682-8889
  • Joseane Jales dos Santos Nóbrega Universidade Federal Rural de Pernambuco Unidade Acadêmica de Serra Talhada

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i1.897

Resumo

Segundo a teoria do perfil conceitual existe uma relação entre modos de pensar e formas de falar. Este artigo teve como objetivo investigar essa relação no perfil conceitual de substância (zonas do perfil conceitual X gêneros de discurso). Investigamos 42 licenciandos em Química, que responderam um questionário para identificação de zonas do perfil conceitual. Em seguida, selecionamos 4 licenciandos que emergiram uma maior diversidade de zonas para a entrevista, em que tiveram que explicar situações que demandavam o uso do conceito de substância. Percebemos que a relação entre modos de pensar e formas de falar não é linear, mas mediada/regulada por outros elementos, como o nível de conhecimento e o ambiente no qual o indivíduo está inserido. Dessa forma, trabalhos que abordam proposição ou mapeamento de zonas de perfis conceituais devem lançar mão de mais de um instrumento de pesquisa, sendo o uso apenas de questionário ou entrevista limitado.

Biografia do Autor

João Roberto Ratis Tenório da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Professor da áres de Ensino de Química do Núcleo de Formação Docente, no Centro Acadêmico do Agreste - Universidade Federal de Pernambuco.

Joseane Jales dos Santos Nóbrega, Universidade Federal Rural de Pernambuco Unidade Acadêmica de Serra Talhada

Licenciada em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada.

Referências

AGUIAR, O. ; MORTIMER, E. Tomada de consciência de conflitos: análise da atividade discursiva em uma aula de ciências. Investigação em Ensino de Ciências, v. 10 nº. (2), 2005.

ARAÚJO, D. X; SILVA, R.R; TUNES E. O conceito de substância química apreendido por alunos do ensino médio. Química Nova, v.01, n18. 80-90. 1994.

AMARAL, E. M. R.; MORTIMER, E. F. Uma proposta de perfil conceitual para o conceito de calor. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Belo horizonte. v. 1 n. 3 p. 1-16. 2001.

ARAÚJO, A. O. O perfil conceitual de calor e sua utilização por comunidades situadas. 2014. 223f.Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.

BAKHTIN, M.M. The dialogic imagination, ed. by Michael Holquist, trans. by Caryl Emerson and Michael Holquist. (Austin: University of Texas Press), 1981.

BAKHTIN, M.M. Speech Genres & Other Late Essays, ed. by Caryl Emerson and Michael Holquist, trans. by Vern W. McGee. Austin: University of Texas Press, 1986.

BAKHTIN. M. M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. (Tradução: Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira). 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

Autor 1, 2015.

JOHNSON, P. Children's understanding of substances, part 1: recognizing chemical change. International Journal of Science Education, 22: 7, 719 — 737. 2000.

_______. Children's understanding of substances, Part 2: explaining chemical change. International Journal of Science Education, 24: 10, 1037 — 1054. 2002

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MATTOS, C. Conceptual Profile as a Model of a Complex World. In: MORTIMER, E. F.; EL-HANI, C. N. A (Orgs.) Theory of Teaching and Learning Scientific Concepts Series: Contemporary Trends and Issues in Science Education. Hollanda: Springer. Vol. 42, XVII, 2014. 330 p.

Autor 1, 2012.

MORTIMER, E. F. Para além das fronteiras da química: relações entre filosofia, psicologia e ensino de química. Química Nova, 20(2): 200-207 1997.

MORTIMER, E. F. Linguagem de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 382p. 2000

MORTIMER, E. F.; EL-HANI, C. N. A Theory of Teaching and Learning Scientific Concepts Series: Contemporary Trends and Issues in Science Education. Hollanda: Springer. Vol. 42, XVII, 2014. 330 p.

MORTIMER, E. F. et al. Uma metodologia para caracterizar os gêneros de discurso como tipos de estratégias enunciativas nas aulas de ciências. In: Roberto Nardi. (Org.). A pesquisa em ensino de ciências no Brasil. 1 ed. Bauru: UNESP, 2007.

MORTIMER, E. F; SCOTT, P; EL-HANI, C. N. Bases teóricas e epistemológicas da abordagem dos perfis conceituais. In : Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 7., 2009. Anais... Florianópolis. ABRAPEC, 2009. Disponível em: < http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/22.pdf>. Acesso em: 26 fev. 2017.

SATANELLA, L. Gêneros discursivos híbridos na era da hipermídia / Hybrid Discursive Genres in the Hypermedia Era. Bakhtiniana, São Paulo, 9 (2): 206-216, Ago./Dez. 2014.

Autor 1, 2011

Autor 1. 2013

SIMÕES NETO, J.E. et al. Una Secuencia Didáctica para Abordar el Concepto de Calor en la Enseñanza de Estudiantes Preuniversitarios. Formación Universitaria. Vol. 4, N.2, p.3-10. 2015.

SIMÕES NETO, J.E. Uma proposta para o perfil conceitual de energia em contextos de Ensino da Física e da Química. 2016. 248f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2016.

SILVA,A.C.T.S; MORTIMER, E. F. Estratégias enunciativas em atividades investigativas de química-parte 1: A dimensão da interatividade. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 7., 2009, Florianópolis. Anais... Florianópolis, ABRAPEC, 2009. Disponível em: < https://ri.ufs.br/bitstream/123456789/679/1/EstrategiasEnunciativasInvestigativas.pdf>. Acesso em 26 fev. 2017.

VIGGIANO, E.; MATTOS, C. R. É possível definir contextos de uso de zonas de perfil conceitual com um questionário? In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 4., 2007, Bauru. Anais... Bauru, ABRAPEC, 2007. Disponível em: < http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p357.pdf>. Acesso em: 26 fev. 2017.

VIGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

ZITTOUN, T. et al. Melodies of living: Developmental science of human life course. Cambridge: Cambridge University Press. 2011

Downloads

Publicado

30.09.2017

Como Citar

da Silva, J. R. R. T., & Nóbrega, J. J. dos S. (2017). Relação entre modos de pensar e formas de falar no perfil conceitual de substância. Educação Química n unto e ista, 1(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i1.897

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista