Submissões Prorrogadas para Chamada para artigos dossiê: Literatura argentina: novíssimos registros, vozes, geografias

2023-03-06

Organização: Iuri Müller (Unila) e Luciéle Bernardi de Souza (UFSC)

 

Dinâmica como poucas, a literatura argentina abrigou mutações incessantes nos seus textos ao longo das últimas décadas. Não faltaram transformações no que diz respeito às formas, os gêneros, as dicções e os espaços do texto literário desde que – para que se soltem apenas uns poucos exemplos – Rodolfo Walsh articulou na ficção os elementos policiais e políticos, Silvina Ocampo orientou o conto a uma nova poética, Néstor Perlongher desenhou uma cartografia noturna e Juan José Saer definiu o mais exigente dos espaços narrativos. Em outra parte, em outro lugar, César Aira dobrava a aposta pela via da imaginação, enquanto Sylvia Molloy e Tamara Kamenszain mesclavam as tintas da narração e da poesia com as do ensaio literário.

Ainda, no tempo que beira o agora, narradores, poetas e ensaístas levam essa multiplicação possível da produção argentina ainda mais longe: no ímpeto da escrita contemporânea, fazem-se presentes, com redobrado vigor, outras coordenadas (a fronteira ao norte, as províncias do oeste, o extremo sul, o estrangeiro) e outros registros e rasuras do fazer literário, em tensão permanente com a própria ideia de literatura nacional argentina, conceito debatido, reencontrado e contestado há mais de um século.

Tendo também em vista os inúmeros frutos estranhos, obras que tensionam as fronteiras entre as formas de expressão, os suportes e os discursos, como propôs Florencia Garramuño, esta nova chamada da revista Frontería convida pesquisadores e pesquisadoras a escrever sobre as mais novas produções que habitam a literatura argentina a partir das chaves aqui sugeridas e, ainda, a partir de perspectivas que articulem os textos argentinos com registros da ficção de outras literaturas da América Latina. Artigos de temática livre também serão recebidos para essa edição.

Prazo final para submissões: 7 de junho de 2023.

Previsão de publicação: 31 de julho de 2023.