Nova chamada: Maternidades: para além da dissidência

2023-12-17

Organizadoras:

Profa. Dra. Brenda Morales Muñoz (UNAM)

Profa. Dra. Nylcéa Thereza de Siqueira Pedra (UFPR)

Profa. Dra. Olga Albarrán Caselles (UBC)

Desde que Adrienne Rich e Jane Lazarre lançaram, nos anos setenta do século XX, as primeiras proposições em defesa das maternidades que escapavam aos padrões da “boa mãe”, prescrita e limitada pela norma heteropatriarcal, ainda continuamos procurando espaços sociais e literários para representações das complexas relações que a maternidade implica. Graças aos avanços dos movimentos feministas e a maior visibilidade dada aos textos literários escritos por mulheres, temos visto surgir, especialmente desde o início do século XXI, uma série de relatos construídos a partir da experiência de maternidades diversas.

 

O anjo do lar, que Virginia Woolf incitava assassinar, essa mulher abnegada e submissa às tarefas domésticas e ao cuidado, perde seus contornos e é posta em xeque. Aparecem em cena e ganham voz mulheres que não querem ser mães (Meruane), mães arrependidas (Donath), mãe negras (Evaristo), maternidades precárias (Oliver), maternidades queer (Trujillo) etc. Fazemos parte de um momento histórico no qual diversas maternidades vão ganhando espaço no campo literário e social, e observamos o aparecimento de um número cada vez maior de títulos que se aproximam do mundo materno desde diferentes ângulos, considerando a multiplicidade de nuances e perspectivas que ele engloba. Muitos desses títulos compartilham a preferência por narrativas construídas a partir do eu (Albarrán Caselles), seja um eu confessional, uma autoficção, ou textos cujos personagens assumem a voz em primeira pessoa para articular experiências caladas até então.

 

O presente número da Revista Frontería procura ser um espaço para reunir diferentes contribuições acadêmicas que analisem desde diferentes posicionamentos críticos publicações literárias relativas ao universo materno, do mesmo modo, pretende ser um lugar de promoção de debates sobre maternidades dissidentes. Assim, serão aceitos artigos inéditos (em português, espanhol ou inglês) que tratem sobre as linhas temáticas apresentadas abaixo, em diálogo com a produção literária contemporânea.

 

As resenhas de estudos teóricos e obras literárias que versem sobre as diversas relações materno-filiais também serão bem-vindas. Do mesmo modo, serão aceitas contribuições de traduções de textos teóricos e literários. Ambas deverão vir acompanhadas da autorização de liberação de direitos autorais por parte do/a(s) autor/a(es) e, no caso das traduções literárias, incluir uma breve apresentação da sua autora ou do seu autor, comentários sobre por que a obra se inscreve na temática das maternidades dissidentes e questões de tradução relacionadas ao campo semântico da maternidade.

 

Linhas temáticas:

            Desejo de maternidade

            Abortos (involuntário e voluntário)

            Maternofobias

            Vínculos materno-filiais complexos

            Processos corporais relacionados à maternidade

            Maternidades forçadas

            Mães contra-hegemônicas

            Maternidades homoafetivas

            Maternidades transgênero

            Barrigas de aluguel

Datas importantes:

Submissões até 1 de Junho de 2024

Publicação Julho 2024

Para dúvidas em consultas, enviar e-mail para npedra@ufpr.br