As marcas da loucura e da violência em “El Pagano” (1989), de Rodrigo Rey Rosa

Autores

  • Rodrigo de Freitas Faqueri IFSP

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o conto “El pagano” (1989), do guatemalteco Rodrigo Rey Rosa a fim de se evidenciar traços de loucura no protagonista, desencadeando atos de violência. Tais elementos utilizados pelo autor ajudam a criar um ambiente pautado no terror psicológico, no absurdo e na (ir)racionalidade. Rey Rosa é conhecido pela ocorrência frequente da violência em suas narrativas. Nesse breve conto, observa-se como o protagonista se utiliza desse traço para se reforçar como indivíduo atuante, com discurso validado e respeitado pela sua família, principalmente pela figura paterna. Para tal estudo, utilizam-se as teorias de Freud (1913), quanto à figura simbólica paterna; de Pelbert (1989), sobre a razão e a loucura, além de teóricos literários que abordem a questão da violência na literatura contemporânea, como Karl Schøllhammer (2013), Werner Mackenbach e Alexandra Ortiz Wallner (2008).

Referências

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Publicado

2022-04-27

Como Citar

de Freitas Faqueri, R. (2022). As marcas da loucura e da violência em “El Pagano” (1989), de Rodrigo Rey Rosa. Frontería evista o rograma e Pós-Graduação m iteratura omparada, 2(2), 97–111. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/litcomparada/article/view/2925

Edição

Seção

Formas e efeitos da violência na literatura e no cinema latino-americano