O humano erótico em Soy una tonta por quererte, de Camila Sosa Villada

Autores

  • ALEXIA PRADO UFMG

Resumo

 O presente texto tem como base os contos da argentina Camila Sosa Villada, publicados no livro de 2022, Soy una tonta por quererte. Autora contemporânea, Camila resgata em suas escritas as vivências violentas que seu continente abarca, ao passo que nos convida a conhecer uma realidade distante das normas, dos previstos sociais. Os corpos plurais, os eróticos e as experiências vividas e questionadas neste território latino-americano, contado por entre as vozes de travestis e outros seres considerados "menos humanos", abrem caminhos para perfurarmos o olhar ao gênero literário do realismo fantástico. As poéticas de Sosa Villada compõem traços fundamentais para analisarmos as escritas femininas de nossa época, trazendo um contexto crucial e que por muitos anos não se visualizou enquanto gênero artístico, enquanto cânone literário. Desde uma perspectiva filosófica, vinculamos percursos para entender a necessidade deste novo despertar para os femininos, as sexualidades e o que se enquadra como humano e não humano dentro da sociedade. Donna Haraway, Paul B. Preciado e Severo Sarduy são estudiosos que sustentaram as teorias do trabalho. Por outro lado, também nos ancoramos nas teorias de Ailton Krenak para que pensemos as ideias de futuro, as formas de vida e como a separação histórica entre cultura e natureza tende a sustentar uma lógica de domínio, que recai também sobre alguns humanos, aqueles que são considerados "matáveis", bem como os outros seres vivos. 

 

Referências

HARAWAY, Donna. MANIFIESTO PARA CYBORGS: Ciencia, tecnología y feminismo socialista a finales del siglo XX. Argentina: Letra Sudaca Ediciones, 2018.

PRECIADO, Paul Beatriz. Transfeminismo. Trad. [s/d]. São Paulo: n1 edições, 2018.

RICHARD, Nelly. Feminismo, experiencia y representación. Santiago: Revista Iberoamericana. Vol. LXII, Niums. 176-177. 1996.

SANZ, Marta. ‘Soy una tonta por quererte’, el deseo desde la perspectiva travesti. El País: 2022. Acesso 13 de dez. 2022. Disponível em: <https://elpais.com/babelia/2022-04-16/soy-una-tonta-por-quererte-el-origen-del-deseo.html?event=go&event_log=go&prod=REGCRARTBAB&o=cerrbab>.

SARDUY, Severo. Escrito sobre um corpo. Trad. Lígia Chiapini Moraes e Lúcia Teixeira Wisnik. São Paulo: Perspectiva, 1979.

SOSA VILLADA, Camila. Soy una tonta por quererte. Buenos Aires: Tusquets Editores, 2022.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

Downloads

Publicado

2023-10-27

Como Citar

PRADO, A. (2023). O humano erótico em Soy una tonta por quererte, de Camila Sosa Villada. Frontería evista o rograma e Pós-Graduação m iteratura omparada, 4(1). ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/litcomparada/article/view/4157

Edição

Seção

Literatura argentina: novíssimos registros, vozes, geografias