Códigos literários em movimento

uma proposta para o ensino de literatura via rotação por estações de aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Ensino de literatura, Rotação por estações de aprendizagem

Resumo

Este trabalho situa-se no contexto das reflexões contemporâneas sobre os desafios atrelados ao ensino de literatura. Nesse sentido, considera as múltiplas linguagens e os diversificados recursos à disposição dos professores para a abordagem dos códigos literários, bem como a necessidade de adoção e aplicação de novas propostas teórico-metodológicas que viabilizam uma posição ativa por parte dos alunos. Circunscrito nesse panorama, o objetivo do artigo é apresentar uma proposta de aula voltada à abordagem de conteúdos de literatura com base nos princípios da metodologia ativa conhecida como Rotação por Estações de Aprendizagem (REA). A base teórica mobilizada articula pesquisas em torno dos diferentes paradigmas do ensino de literatura, com ênfase no letramento literário, além de se pautar nos princípios das metodologias ativas de aprendizagem, em sua interface com o chamado ensino híbrido. Esse quadro epistemológico fundamenta a proposta didática delineada, que exemplifica, a partir de sugestões de abordagem de conteúdos ligados ao movimento realista no Ensino Médio, uma alternativa para o enfrentamento dos desafios que irrompem na sala de aula de literatura. Vale destacar, ainda, que a discussão construída no artigo dialoga com orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), corroborando a análise da aplicabilidade da proposta, cujos resultados apontam para a necessidade de disseminação de práticas pedagógicas pautadas nas intersecções entre ensino de literatura e tecnologias digitais.

Biografia do Autor

Juliana Fogaça Sanches Simm, Universidade Anhanguera

Doutora em Estudos da Linguagem (UEL). Professora de Língua Portuguesa no 2º Colégio da Polícia Militar do Paraná (SEED-PR) e Professora do Curso de Letras EaD da Universidade Anhanguera.

Antonio Lemes Guerra Junior, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Estudos da Linguagem (UEL). Professor Adjunto do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

2024-05-16

Como Citar

Fogaça Sanches Simm, J., & Lemes Guerra Junior, A. (2024). Códigos literários em movimento: uma proposta para o ensino de literatura via rotação por estações de aprendizagem. Frontería - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Literatura Comparada, 4(2). Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/litcomparada/article/view/4490

Edição

Seção

Dossiê literatura e ensino