Códigos literários em movimento
uma proposta para o ensino de literatura via rotação por estações de aprendizagem
Palavras-chave:
Metodologias ativas, Ensino de literatura, Rotação por estações de aprendizagemResumo
Este trabalho situa-se no contexto das reflexões contemporâneas sobre os desafios atrelados ao ensino de literatura. Nesse sentido, considera as múltiplas linguagens e os diversificados recursos à disposição dos professores para a abordagem dos códigos literários, bem como a necessidade de adoção e aplicação de novas propostas teórico-metodológicas que viabilizam uma posição ativa por parte dos alunos. Circunscrito nesse panorama, o objetivo do artigo é apresentar uma proposta de aula voltada à abordagem de conteúdos de literatura com base nos princípios da metodologia ativa conhecida como Rotação por Estações de Aprendizagem (REA). A base teórica mobilizada articula pesquisas em torno dos diferentes paradigmas do ensino de literatura, com ênfase no letramento literário, além de se pautar nos princípios das metodologias ativas de aprendizagem, em sua interface com o chamado ensino híbrido. Esse quadro epistemológico fundamenta a proposta didática delineada, que exemplifica, a partir de sugestões de abordagem de conteúdos ligados ao movimento realista no Ensino Médio, uma alternativa para o enfrentamento dos desafios que irrompem na sala de aula de literatura. Vale destacar, ainda, que a discussão construída no artigo dialoga com orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), corroborando a análise da aplicabilidade da proposta, cujos resultados apontam para a necessidade de disseminação de práticas pedagógicas pautadas nas intersecções entre ensino de literatura e tecnologias digitais.
Referências
BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 47-66.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://tinyurl.com/y4lqrr4s. Acesso em: 27 nov. 2023.
CAZDEN, C. et al. Uma pedagogia dos multiletramentos: desenhando futuros sociais. Orgs. Ana Elisa Ribeiro e Hércules Tolêdo Corrêa; Trad. Adriana Alves Pinto et al. Belo Horizonte: LED, 2021. Disponível em: https://tinyurl.com/27kjagfr. Acesso em: 27 nov. 2023.
COSSON, R. Letramento literário: uma localização necessária. Letras & Letras, v. 31, n. 3, p. 173-187, jul./dez. 2015. Disponível em: https://tinyurl.com/25qyygyw. Acesso em: 27 nov. 2023.
COSSON, R. Paradigmas do ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 2020.
DUDENEY, G.; HOCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos digitais. Trad. Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2016.
FERRAREZI JUNIOR, C.; CARVALHO, R. S. De alunos a leitores: o ensino da leitura na educação básica. São Paulo: Parábola, 2017.
KENSKI, V. M. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Diálogo Educacional, v. 4, n. 10, p. 47-56, set./dez. 2003. Disponível em: https://tinyurl.com/2y4d3rr7. Acesso em: 27 nov. 2023.
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2015.
MORAN, J. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 27-46.
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 1-25.
ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. p. 11-31.
SILVA, R. L.; SILVA, O. M. Entre as fronteiras da teoria, da análise e do ensino: alguns desafios do professor de literatura. Entrelaces, Fortaleza, v. 12, n. 24, p. 188-202, abr./jun. 2021. Disponível em: https://tinyurl.com/23gj633x. Acesso em: 27 nov. 2023.
SOARES, M. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, M. (org.). Linguística da norma. São Paulo: Edições Loyola, 2004. p. 155-177.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Juliana Fogaça Sanches Simm, Antonio Lemes Guerra Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista. O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas. Destaca-se, ainda, que a revista é filiada ao sistema CreativeCommons, atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/).