Gincana da cinética química: promovendo e avaliando a aprendizagem através do lúdico

Autores

  • Fernanda Welter Adams Instituto Federal Goiano/Campus Morrinhos
  • Scarlet Dandara Borges Alves Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão
  • Simara Maria Tavares Nunes Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v2i1.1054

Resumo

O ensino de química ainda se baseia em métodos tradicionais de transmissão/recepção/memorização dos conhecimentos. É imprescindível superar este modelo através da utilização de metodologias e recursos didáticos diversificados nas aulas, como os jogos didáticos e as atividades lúdicas. Estes garantem aos alunos a oportunidade de aprender e se divertir ao mesmo tempo e ainda que o professor avalie esse aprendizado. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a elaboração/desenvolvimento de uma atividade lúdica aplicada após o desenvolvimento de aulas expositivo/dialogadas/contextualizadas que abordaram a temática Químico-social: “Catalisadores e o ar que respiramos”. Com o intuito de analisar o que havia sido modificado cognitivamente e socialmente após o desenvolvimento das aulas e atividade lúdica. Para tanto, fez uso de uma pesquisa de caráter qualitativo/quantitativo, onde utilizou-se questionários como instrumento de construção de dados. Este trabalho busca mostra a atividade lúdica como um recurso didático facilitador do processo de ensino e aprendizagem e ainda como instrumento que permite avaliar este processo.

Biografia do Autor

Fernanda Welter Adams, Instituto Federal Goiano/Campus Morrinhos

Mestranda em Educação pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão com pesquisa na linha Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão.Graduada Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão em 26 de agosto de 2014. Desenvolveu pesquisa na área de Ensino de Química, com ênfase em Jogos Didáticos. Especialista em " Metodologias do Ensino da Química" pela AVM Faculdade Integrada.

Scarlet Dandara Borges Alves, Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Goiás (2015). Atualmente é professora da rede estadual - Colégio Estadual Dom Emanuel. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: pibid, formação inicial docente, experiência, formação diferenciada e formação de professores.

Simara Maria Tavares Nunes, Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão

Licenciada (1995) e Bacharel (2002) em Química, Mestre (1999) e Doutora em Ciências (2003) - Área de Concentração Química - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, na área de Ensino de Química e Química Geral, professora colaboradora do Mestrado em Química da mesma unidade. Foi Coordenadora Geral de Estágios da Regional Catalão (2012-2014) e Coordenadora de área do Pibid (2009 - 2014). Desenvolve projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão na Área de Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Formação de Professores e o papel da extensão nessa formação inicia

Referências

AIKENHEAD, G. S. What is STS science teaching? In: SOLOMON, J., AIKENHEAD, G. STS education: international perspectives on reform. New York: Teachers College Press, 1994.

ANTUNES, Celso. O jogo e ensino fundamental: falar e dizer, olhar e ver, escutar e ouvir. Petrópolis – RJ: Vozes, 2003.

ANTUNES. C., Vygotsky, quem diria?! Em minha sala de aula. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

BARBOSA, E. F., Instrumentos de Coleta de Dados em Projetos Educacionais. Publicação do Instituto de Pesquisas e Inovações Educacionais,1998.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Orientações Curriculares Nacionais: Química. MEC/SEF, 2008.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Orientações Curriculares Nacionais: Química. MEC/SEF, 2006.

BRASIL Secretaria de Educação Média e Tecnológica - Ministério da Educação e Cultura. PCN + Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Química. MEC/SEF, 1999.

CABRERA, W.B.; SALVI, R. A ludicidade no Ensino Médio: Aspirações de Pesquisa numa perspectiva construtivista. In: Anais... ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5. Atas, 2005.

CAVALCANTI, E. L. D. SOARES, M. H. F. B. O RPG como estratégia de problematização e avaliação do conhecimento químico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v 8, p. 255 – 280, fev/março, 2009.

CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: considerações teóricas para a sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola. Vol.34, nº2, p.92-98, 2012.

DEMO. P. Ser professor é cuidar que o aluno aprenda. Porto Alegre, RS: Mediação, 2009.

GODOTTI, M. Educação e poder: introdução à pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez, 1984.

GODOY, A. S. Introdução à Pesquisa Qualitativa e suas possibilidades. RAE-Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n.2, p. 57-63, 1995.

HOFFMANN, J. Avaliação: mito & desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre/RS: Mediação, 2014.

HOFSTEIN, A., AIKENHEAD, G., RIQUARTS, K. Discussions over STS at the fourth IOSTE symposium. International Journal of Science Education, v. 10, n. 4, p.357-366, 1988.

HUIZINGA, J. Homo Ludens: O jogo como elemento de cultura. São Paulo: Editopa Perspectiva, 2001.

KISHIMOTO. T. M. O Jogo e a Educação Infantil. In: Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. KISHIMOTO, T. M. (org.). São Paulo: Cortez Editora, 1996.

LAVILLE, C., DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia de pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

LEGRAND, L. Psicologia Aplicada à educação Intelectual. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1974.

LOPES, M. G. Jogos na Educação: criar, fazer, jogar. São Paulo: Cortez, 2000.

LÓPEZ, J. L. L., CEREZO, J. A. L. Educación CTS en acción: enseñanza secundaria y universidad. In: GARCÍA, M. I. G., CEREZO, J. A. L., Ciencia, tecnología y sociedad: una introducción al estudio social de la ciência y la tecnología. Madrid: Editorial Tecnos S. A, 1996.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação: Bauru, SP, v. 9, n. 2, p. 191-210, 2007.

MURCIA, (org.). Aprendizagem Através do Jogo. Trad.Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2005.

PRADO, M. E. B. B. Articulando saberes e transformando a prática. Boletim do Salto para o Futuro. Série Tecnologia e Currículo, TV Escola. Brasília: Secretaria de Educação a Distância – Seed. Ministério da Educação, 2001.

RANTICHIERI, A. C. T. O Lúdico no Processo de Ensino-Aprendizagem. 2006. Memorial (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006. Disponível em <http://libdigi.unicamp.br>. Acesso em: 30 de dezembro de 2015.

RIZZO, G. Jogos inteligentes: a construção do raciocínio na escola natural. 3ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

SANTANA, M. E. A Influência de Atividades Lúdicas na Aprendizagem de Conceitos Químicos. In: Anais.. I SENEPT (Simpósio Nacional de Educação Profissional e Tecnológica), Belo Horizonte, p. 1-12, 2008.

SANTANA, E.M.; WARTHA, E. J. O Ensino de Química através de jogos e atividades lúdicas baseados na teoria motivacional de Maslow. In: Anais... ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2006.

SILVA, P., S. Mudanças nas práticas pedagógicas: o que dizem os professores de Química. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.

SOARES, M. H. F. B. Jogos e Atividades Lúdicas para o Ensino de Química. Goiânia – GO: Editora Kelps, 2013.

TEIXEIRA, Carlos E. J. A ludicidade na escola. São Paulo: Loyola, 1995.

VALENTE, J. A. Ação afirmativa, relações raciais e educação básica. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 28, p. 62- 76. Jan./abr, 2005.

VYGOTSKY, L. A formação social da mente: O desenvolvimento de processos psicológicos superiores. 6ª ed. São Paulo, 1989.

Downloads

Publicado

03.09.2018

Como Citar

Adams, F. W., Borges Alves, S. D., & Tavares Nunes, S. M. (2018). Gincana da cinética química: promovendo e avaliando a aprendizagem através do lúdico. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 2(1). https://doi.org/10.30691/relus.v2i1.1054

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa ou de Experiências