Gincana da cinética química: promovendo e avaliando a aprendizagem através do lúdico
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v2i1.1054Resumo
O ensino de química ainda se baseia em métodos tradicionais de transmissão/recepção/memorização dos conhecimentos. É imprescindível superar este modelo através da utilização de metodologias e recursos didáticos diversificados nas aulas, como os jogos didáticos e as atividades lúdicas. Estes garantem aos alunos a oportunidade de aprender e se divertir ao mesmo tempo e ainda que o professor avalie esse aprendizado. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a elaboração/desenvolvimento de uma atividade lúdica aplicada após o desenvolvimento de aulas expositivo/dialogadas/contextualizadas que abordaram a temática Químico-social: “Catalisadores e o ar que respiramos”. Com o intuito de analisar o que havia sido modificado cognitivamente e socialmente após o desenvolvimento das aulas e atividade lúdica. Para tanto, fez uso de uma pesquisa de caráter qualitativo/quantitativo, onde utilizou-se questionários como instrumento de construção de dados. Este trabalho busca mostra a atividade lúdica como um recurso didático facilitador do processo de ensino e aprendizagem e ainda como instrumento que permite avaliar este processo.
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