Gincana da cinética química: promovendo e avaliando a aprendizagem através do lúdico

Autores

  • Fernanda Welter Adams Instituto Federal Goiano/Campus Morrinhos
  • Scarlet Dandara Borges Alves Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão
  • Simara Maria Tavares Nunes Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v2i1.1054

Resumo

O ensino de química ainda se baseia em métodos tradicionais de transmissão/recepção/memorização dos conhecimentos. É imprescindível superar este modelo através da utilização de metodologias e recursos didáticos diversificados nas aulas, como os jogos didáticos e as atividades lúdicas. Estes garantem aos alunos a oportunidade de aprender e se divertir ao mesmo tempo e ainda que o professor avalie esse aprendizado. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a elaboração/desenvolvimento de uma atividade lúdica aplicada após o desenvolvimento de aulas expositivo/dialogadas/contextualizadas que abordaram a temática Químico-social: “Catalisadores e o ar que respiramos”. Com o intuito de analisar o que havia sido modificado cognitivamente e socialmente após o desenvolvimento das aulas e atividade lúdica. Para tanto, fez uso de uma pesquisa de caráter qualitativo/quantitativo, onde utilizou-se questionários como instrumento de construção de dados. Este trabalho busca mostra a atividade lúdica como um recurso didático facilitador do processo de ensino e aprendizagem e ainda como instrumento que permite avaliar este processo.

Biografia do Autor

Fernanda Welter Adams, Instituto Federal Goiano/Campus Morrinhos

Mestranda em Educação pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão com pesquisa na linha Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão.Graduada Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão em 26 de agosto de 2014. Desenvolveu pesquisa na área de Ensino de Química, com ênfase em Jogos Didáticos. Especialista em " Metodologias do Ensino da Química" pela AVM Faculdade Integrada.

Scarlet Dandara Borges Alves, Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Goiás (2015). Atualmente é professora da rede estadual - Colégio Estadual Dom Emanuel. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: pibid, formação inicial docente, experiência, formação diferenciada e formação de professores.

Simara Maria Tavares Nunes, Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão

Licenciada (1995) e Bacharel (2002) em Química, Mestre (1999) e Doutora em Ciências (2003) - Área de Concentração Química - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, na área de Ensino de Química e Química Geral, professora colaboradora do Mestrado em Química da mesma unidade. Foi Coordenadora Geral de Estágios da Regional Catalão (2012-2014) e Coordenadora de área do Pibid (2009 - 2014). Desenvolve projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão na Área de Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Formação de Professores e o papel da extensão nessa formação inicia

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Publicado

03.09.2018

Como Citar

Adams, F. W., Borges Alves, S. D., & Tavares Nunes, S. M. (2018). Gincana da cinética química: promovendo e avaliando a aprendizagem através do lúdico. evista Eletrônica udus cientiae, 2(1). https://doi.org/10.30691/relus.v2i1.1054

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa ou de Experiências