O conceito de invasão biológica no ensino médio utilizando o jogo “invade!”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v2i2.1459

Resumo

A compreensão dos problemas ambientais auxilia na formação de cidadãos responsáveis com seu meio. Esta temática pode ser abordada no ensino básico, porém diversos problemas são negligenciados no currículo escolar. A Invasão Biológica (IB) é pouco abordada nas escolas e diante a complexidade do tema, o uso de jogos didáticos pode facilitar seu ensino. Nosso objetivo foi propor e avaliar o potencial do jogo didático “Invade!” no processo de aprendizagem do conceito de IB dos alunos de primeiro ano do ensino médio de uma escola pública do Distrito Federal. O jogo foi aplicado no Centro de Ensino Médio 03 do Guará. Dados de alunos, obtidos na aplicação do jogo, na produção textual sobre o jogo e em uma entrevista aberta grupal foram analisados. Verificamos que o jogo influencia no processo de aprendizado de IB por ser divertido e simples e que os alunos compreenderam as principais características da IB. O jogo se mostrou eficaz para o ensino de IB e permitiu o ensino não enviesado sobre as espécies exóticas invasoras.

Biografia do Autor

Waira Saravia Machida, Universidade de Brasília (UnB)

Programa de Pós-graduação em Ecologia - UnB

Hilton de Jesus dos Santos, Universidade de Brasília (UnB)

Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências - UnB

Ana Júlia Pedreira, Universidade de Brasília (UnB)

Núcleo de Educação Científica da Biologia - UnB

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Publicado

18.02.2019

Como Citar

Saravia Machida, W., dos Santos, H. de J., & Pedreira, A. J. (2019). O conceito de invasão biológica no ensino médio utilizando o jogo “invade!”. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 2(2). https://doi.org/10.30691/relus.v2i2.1459

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa ou de Experiências