Uso da taxonomia de Bloom digital gamificada em atividades coletivas no ensino de química: reflexões teóricas e possibilidades

Autores

  • José Oxlei de Souza Ortiz Furg - Universidade Federal do Rio Grande / Mestrando
  • Aline Machado Dorneles FURG - Universidade Federal do Rio Grande / Professora / Doutora

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v2i2.1475

Resumo

A presente pesquisa aposta no uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de Química, a partir do estudo teórico sobre a gamificação e a taxonomia de Bloom digital. Diante disso, emerge a seguinte reflexão: como se apropriar desses recursos tecnológicos digitais na formação inicial de professores de Química? O conceito de gamificação é explorado no contexto educacional, pois favorece a criação de estratégias e integração na sala de aula. Os jogos promovem uma experiência narrativa engajada e lúdica. Esta, pode ser experienciada por uso de alguns dos principais elementos da gamificação: dinâmicas, mecânicas e componentes. Aliado a isso, os estudos da Taxonomia de Bloom  levam-se a perceber que se pode explorar os “verbos” para o contexto da gamificação, potencializando as práticas educacionais. Por isso, busca-se com a pesquisa criar novas possibilidades de apropriação de conceitos químicos vinculados ao uso das tecnologias digitais.

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Publicado

18.02.2019

Como Citar

de Souza Ortiz, J. O., & Dorneles, A. M. (2019). Uso da taxonomia de Bloom digital gamificada em atividades coletivas no ensino de química: reflexões teóricas e possibilidades. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 2(2). https://doi.org/10.30691/relus.v2i2.1475

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa