Uma revisão de base cienciométrica sobre as Histórias em Quadrinhos no Ensino de Química: uma análise do ENPEC, ENEQ e RASBQ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v2i2.1480

Resumo

A presente pesquisa adota uma investigação quantitativa tendo por objetivo traçar um perfil de base cienciométrica sobre as Histórias em Quadrinhos (HQs) no Ensino de Química em anais de eventos de relevância para a área: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) e Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ). Os 48 trabalhos encontrados foram analisados a partir de um conjunto de indicadores: gerais, de conteúdo, autoria e referência. Dentre os resultados, destacamos o crescimento temporal de estudos envolvendo HQs; uma paridade entre as principais palavras dos títulos e as palavras-chave; um número excessivo de autores (7 e 8) nos trabalhos; prevalência de artigos e livros nas referências. Nesse sentido, apontamos as pesquisas envolvendo bases cienciométricas como possibilidade para explorar e compreender a produção científica no Ensino de Química e Ciências.

Biografia do Autor

Aline Kundlatsch, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita de Filho" (UNESP)

Licenciada e bacharel em Química pela UFPR. Mestranda no programa de pós-graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP, campus de Bauru

Beatriz Salemme Corrêa Cortela, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita de Filho" (UNESP)

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)/ Faculdade de Ciências/ Departamento de Educação – Bauru/SP

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Publicado

18.02.2019

Como Citar

Kundlatsch, A., & Cortela, B. S. C. (2019). Uma revisão de base cienciométrica sobre as Histórias em Quadrinhos no Ensino de Química: uma análise do ENPEC, ENEQ e RASBQ. evista Eletrônica udus cientiae, 2(2). https://doi.org/10.30691/relus.v2i2.1480

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa