Uma revisão de base cienciométrica sobre as Histórias em Quadrinhos no Ensino de Química: uma análise do ENPEC, ENEQ e RASBQ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v2i2.1480

Resumo

A presente pesquisa adota uma investigação quantitativa tendo por objetivo traçar um perfil de base cienciométrica sobre as Histórias em Quadrinhos (HQs) no Ensino de Química em anais de eventos de relevância para a área: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) e Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ). Os 48 trabalhos encontrados foram analisados a partir de um conjunto de indicadores: gerais, de conteúdo, autoria e referência. Dentre os resultados, destacamos o crescimento temporal de estudos envolvendo HQs; uma paridade entre as principais palavras dos títulos e as palavras-chave; um número excessivo de autores (7 e 8) nos trabalhos; prevalência de artigos e livros nas referências. Nesse sentido, apontamos as pesquisas envolvendo bases cienciométricas como possibilidade para explorar e compreender a produção científica no Ensino de Química e Ciências.

Biografia do Autor

Aline Kundlatsch, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita de Filho" (UNESP)

Licenciada e bacharel em Química pela UFPR. Mestranda no programa de pós-graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP, campus de Bauru

Beatriz Salemme Corrêa Cortela, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita de Filho" (UNESP)

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)/ Faculdade de Ciências/ Departamento de Educação – Bauru/SP

Referências

ALEXANDER, M.; TORRALBO, M.; VALLEJO, M.; FERNÁNDES-CANO, A.; RICO, L. La Educación Matemática en la Revista Enseñanza de las Ciencias: 1983-2006. Enseñanza de las Ciencias, v. 27, n. 2, p. 185-194, 2009.

ARAÚJO, C. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, v. 12, n. 1, p. 11-32, 2006.

CAMARGO, S. C. RIVELINI-SILVA, A. C. Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: um olhar sobre o que foi produzido nos últimos doze anos no ENEQ e ENPEC. ACTIO: Docência em Ciências, v. 2, n. 3, p. 133-150, 2017.

CARUSO, F.; CARVALHO, M.; SILVEIRA, M.C.O. Ensino não-formal no campo das Ciências através dos quadrinhos. Ciência e Cultura, v. 57, n. 4, p. 33-35, 2005.

GOMES, M. G. Confecção de Histórias em Quadrinhos na melhoria do aprendizado de química no ensino médio. REnCiMa, v. 8, n. 2, p. 28-38, 2017.

JESUS, L. G.; RAZERA, J. C. C. Ausubel em trabalhos publicados na área de Educação em Ciências do Brasil: um perfil cienciométrico. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review, v. 3, n. 3, p. 1-12, 2013.

KAWAMOTO, E. M.; CAMPOS, L. M. L. Histórias em Quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do ensino fundamental. Ciência & Educação, v. 20, n. 1, p. 147-158, 2014.

LEITE, B. S. Histórias em Quadrinhos e Ensino de Química: Propostas de Licenciandos para uma atividade lúdica. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, v. 1, n. 1, p. 58-74, 2017.

MACIAS-CHAPULA, C. A. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, v. 27, n. 2, p. 134-140, 1998.

PIZARRO, M. V. As histórias em quadrinhos e sua relação com o ensino de Ciências: aproximações e reflexos nas dez últimas edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). In: XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11. Florianópolis. Atas... ABRAPEC: Florianópolis, 2017.

RAZERA, J. C. C. A formação de professores em artigos da revista Ciência & Educação (1998-2014): uma revisão cienciométrica. Ciência & Educação, v. 22, n. 3, p. 561-583, 2016.

RAZERA, J. C. C. Un perfil cienciométrico de Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias (2004-2013). Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v.12, n. 2, p. 237-248, 2015.

SANTOS, V. J. R. M.; GARCIA, R. N. A pesquisa sobre o uso dos quadrinhos no ensino das Ciências da Natureza apresentadas nos ENPECs de 1997 a 2015. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11. Florianópolis. Atas... ABRAPEC: Florianópolis, 2017.

SILVA, E; P.; COSTA, A. B. S. Histórias em Quadrinhos e o Ensino de Biologia: O caso Níquel Naúsea no Ensino da Teoria Evolutiva. Alexandria, v. 8, n. 2, p. 163-182, 2015.

SPINAK, E. Diccionario enciclopédico de bibliometría, cienciometría e informetría. Caracas: Unesco, 1996. 244 p.

SPINAK, E. Indicadores cienciométricos. Ciência da Informação, v. 27, n. 2, p. 141-148, 1998.

TAGUE-SUTCKIFFE, J. An introduction to informetrics. Information Processing & Management, v. 28, n. 1, p. 1-3, 1992.

URBIZAGÁSTEGUI, R. A. Elitismo na literatura sobre a produtividade dos autores. Ciência da Informação, v. 38, n. 2, p. 69-79, 2009.

VANTI, N. A. P. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, v. 31, n. 2, p. 152-162, 2002.

VERGUEIRO, W. Uso das HQS no Ensino. In: RAMA, A.; VERGUEIRO, W. (Orgs.). Como usar as Histórias em Quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2014. p. 7-30.

VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. Os quadrinhos (oficialmente) na escola: dos PCN ao PNBE. In: VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. (Orgs.). Quadrinhos na Educação: da rejeição a prática. São Paulo: Contexto, 2009. p. 9-42.

Downloads

Publicado

18.02.2019

Como Citar

Kundlatsch, A., & Cortela, B. S. C. (2019). Uma revisão de base cienciométrica sobre as Histórias em Quadrinhos no Ensino de Química: uma análise do ENPEC, ENEQ e RASBQ. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 2(2). https://doi.org/10.30691/relus.v2i2.1480

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa