Uma revisão de base cienciométrica sobre as Histórias em Quadrinhos no Ensino de Química: uma análise do ENPEC, ENEQ e RASBQ
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v2i2.1480Resumo
A presente pesquisa adota uma investigação quantitativa tendo por objetivo traçar um perfil de base cienciométrica sobre as Histórias em Quadrinhos (HQs) no Ensino de Química em anais de eventos de relevância para a área: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) e Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ). Os 48 trabalhos encontrados foram analisados a partir de um conjunto de indicadores: gerais, de conteúdo, autoria e referência. Dentre os resultados, destacamos o crescimento temporal de estudos envolvendo HQs; uma paridade entre as principais palavras dos títulos e as palavras-chave; um número excessivo de autores (7 e 8) nos trabalhos; prevalência de artigos e livros nas referências. Nesse sentido, apontamos as pesquisas envolvendo bases cienciométricas como possibilidade para explorar e compreender a produção científica no Ensino de Química e Ciências.
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