O jogo didático “na trilha dos combustíveis”: em foco a termoquímica e a energia

Autores

  • Fernanda Welter Adams Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão
  • Simara Maria Tavares Nunes Universidade Federal de Catalão

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v2i2.1482

Resumo

A educação contemporânea exige mudanças que visem dinamizar o processo de ensino/aprendizagem; o desenvolvimento de jogos tem esse propósito, o de tornar as aulas de Química mais atrativas. Com este objetivo, as bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de um Curso de Licenciatura em Química de uma Universidade Pública do Estado de Goiás desenvolveram o jogo didático “Na Trilha da Sustentabilidade Energética”. O jogo relacionou os conceitos de Termoquímica com o Tema Químico/Social “Poluição x Rendimento Energético” a fim de abordar situações cotidianas. Utilizou-se de uma pesquisa quantitativa/qualitativa, da observação participante e de um questionário para avaliar o impacto do jogo no processo de ensino/aprendizagem. Através da análise dos dados percebeu-se que o jogo permitiu que os alunos se divertissem e construíssem conhecimento, equilibrando as funções lúdica e pedagógica. A partir do jogo o aluno é motivado a entender a Química, sua importância e a buscar o conhecimento de forma autônoma, crítica e prazerosa.

Biografia do Autor

Fernanda Welter Adams, Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão

Mestre em Educação pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão com pesquisa na linha Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão.Graduada Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão em 26 de agosto de 2014. Desenvolveu pesquisa na área de Ensino de Química, com ênfase em Jogos Didáticos. Especialista em " Metodologias do Ensino da Química" pela AVM Faculdade Integrada.

Simara Maria Tavares Nunes, Universidade Federal de Catalão

Licenciada (1995) e Bacharel (2002) em Química, Mestre (1999) e Doutora em Ciências (2003) - Área de Concentração Química - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada da UAE de Educação da Universidade Federal de Catalão, na área de Ensino de Química. Foi Coordenadora Geral de Estágios da Regional Catalão (2012-2014) e Coordenadora de área do Pibid (2009 - 2014). Desenvolve projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão na Área de Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Formação de Professores e o papel da extensão nessa formação inicial.

Referências

ALMEIDA, A. M. Papel do trabalho experimental na Educação em Ciências. Revista Comunicar Ciência, Lisboa, Ano I, nº1, pag. 4-5, Outubro/ Dezembro, 1998.

BERTOLDI, M. A. A escolha dos jogos definida pelas dificuldades especificas de cada criança. Curitiba, 2003.

BRASIL, MEC. LDB-Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no 9394, de 20 de dezembro de 1996. D.O.U de 23 de Dezembro de 1996.

BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília, 1999. 394p.

BRASIL. MEC. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.

CAVALCANTI, E. L. D., SOARES, M. H. F. B. O RPG como estratégia de problematização e avaliação do conhecimento químico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v 8, p. 255 – 280, fev/março, 2009.

CHAER, G., DINIZ, R. R. P., RIBEIRO, E. A. A Técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, Araxá, v.7, n.7, p.251-266, 2011.

CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: considerações teóricas para a sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola. Vol. 34, nº 2, p. 92-98, 2012.

DULFES, C. O jogo de Pascal a Schuiller, Porto Alegre: ART Med Editora, 1997.

FIALHO, N. Os Jogos Pedagógicos como Ferramentas de Ensino. In: Congresso Nacional de Educação e Congresso Ibero-Americano de Violência nas Escolas, v. 3, Anais... Curitiba, 2008.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa e suas possibilidades. Revista Administração de Empresas – ERA, v. 35, nº 32, p. 57-63, 1995.

GRANDO, R. C. O Jogo e suas Possibilidades Metodológicas no Processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação, subárea: Matemática). UNICAMP, Campinas, 1995.

KISHIMOTO. T. M. O Jogo e a Educação Infantil. In: Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. KISHIMOTO, T. M. (org.). São Paulo: Cortez Editora, 1996.

LAVILLE, C. DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia de pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

LEGRAND, L. Psicologia Aplicada à educação Intelectual. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1974.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, SP, v. 9, n. 2, p. 191-210, 2007.

MURCIA, J. A. M., (org.). Aprendizagem Através do Jogo. Trad. Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2005.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

RAMOS, E. M. F. Brinquedos e jogos no ensino de Física. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências), Universidade de São Paulo, São Paulo, 1990.

RIZZO, G. Jogos inteligentes: a construção do raciocínio na escola natural. 3ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

SANTANA, E. M. O Uso do Jogo Autódromo Alquímico como mediador da aprendizagem no Ensino de Química. São Paulo. Dissertação (Mestrado Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências) Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

SOARES, M. H. F. B., OKUMURA, F., CAVALHEIRO, T. G. Proposta de um jogo didático para ensino do conceito de equilíbrio químico. Química Nova na Escola, n. 18, p. 13-17, nov. 2003.

SOARES, M. H. F. B. Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química: Teoria, Métodos e Aplicações In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ), Anais... Curitiba – Paraná, 2008.

SOARES, M. H. F. B. Jogos e Atividades Lúdicas para o Ensino de Química. Goiânia – GO: Editora Kelps, 2013.

VALENTE, J. A. Ação afirmativa, relações raciais e educação básica. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 28, p. 62- 76. Jan./abr, 2005.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Downloads

Publicado

18.02.2019

Como Citar

Adams, F. W., & Tavares Nunes, S. M. (2019). O jogo didático “na trilha dos combustíveis”: em foco a termoquímica e a energia. evista Eletrônica udus cientiae, 2(2). https://doi.org/10.30691/relus.v2i2.1482

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa ou de Experiências