A África como tema para o ensino de metais: uma proposta de atividade lúdica com narrativas do pantera negra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v2i2.1505

Resumo

Tendo como norte a formação de jovens preparados para o mundo atual, um dos princípios para a organização do ensino de Ciências da Natureza é a seleção de conteúdos que sejam abordados a partir do plano concreto. Nessa perspectiva, o currículo do Estado de São Paulo seleciona para o 6º ano do Ensino Fundamental as relações entre propriedades dos materiais e seus usos no cotidiano e no sistema produtivo. O objetivo deste trabalho é apresentar uma leitura das histórias em quadrinhos e do filmePantera Negra que possibilite o planejamento de atividades lúdicas para o conteúdo metal. Essa proposta está ancorada nas diretrizes da lei 10.639/2003, uma vez que a abordagem dos metais poderá ser realizada a partir de África. As referidas obras também têm como potencialidade permitir a discussão de gênero nas Ciências. Dessa forma, conclui-se que as respectivas obras se configuram uma interessante atividade lúdica para introduzir conceitos de Química no Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Caio Ricardo Faiad da Silva, Universidade de São Paulo

Bacharel em Química Ambiental – IBILCE/UNESP, Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD – Lante-UFF. Mestre em Química – IQ/UNICAMP. Licenciando em Letras - Português/Linguística – FFLCH/USP e Doutorando em Ensino de Ciências – PIEC/USP.

Gabriela Aparecida de Lima, Universidade de São Paulo

Licencianda em Química (IQ/USP) com iniciação científica na área de Educação Científica. Estagiária de Química na Escola Viva. Bolsista do projeto Negritude na Escola de Aplicação FEUSP.

Matheus Augusto Franco de Moraes Alvarenga, Universidade de São Paulo

Bacharel em Letras - Português/Chinês (FFLCH/USP). Licenciando em Letras – Português/Chinês (FFLCH/USP).

Daisy de Brito Rezende, Universidade de São Paulo

Licenciada e bacharela em Química pela USP, mestre e doutora em Química Orgânica pela USP. Docente do Departamento de Química Fundamental, Instituto de Química da USP. São Paulo, SP – BR.

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Publicado

31.12.2018

Como Citar

Faiad da Silva, C. R., Lima, G. A. de, Alvarenga, M. A. F. de M., & Rezende, D. de B. (2018). A África como tema para o ensino de metais: uma proposta de atividade lúdica com narrativas do pantera negra. evista Eletrônica udus cientiae, 2(2). https://doi.org/10.30691/relus.v2i2.1505

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Seção

Artigos Científicos de Pesquisa