Circuito de atividades como ferramenta auxiliar na formação do educador ambiental

Autores

  • Norma Barbado Instituto Federal do Paraná
  • Juliana Conter Pereira Kobren Universidade Estadual de Maringá
  • Luciana Nunes dos Santos Universidade Estadual de Maringá
  • Paula Andréia Gomes da Cruz Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v3i1.1678

Resumo

Em uma sociedade contemporânea a Educação Ambiental deve ser o início para o desenvolvimento do planejamento o ambiental, social, político, econômico e cultural. Este trabalho apresenta uma alternativa para estimular o desenvolvimento da Educação Ambiental nas escolas por meio de atividades lúdicas em circuito. O estudo foi aplicado aos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no Instituto Federal do Paraná Campus Umuarama. O objetivo foi verificar a relevância das atividades lúdicas em circuito no processo de formação de educadores ambientais. Nesse sentido, espera-se que possam aplicar o sistema sugerido em sua práxis docente. Durante o estudo, os acadêmicos organizados em grupos participaram da execução de sete atividades em ordem delineada. Para avaliar a eficácia do sistema, foi aplicado um questionário visando mensurar a apropriação e o envolvimento dos participantes. Concluiu-se que as atividades lúdicas em circuito representam uma importante ferramenta para a Educação Ambiental.

Biografia do Autor

Norma Barbado, Instituto Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Exatas pela Associação Paranaense de Ensino e Cultura (1989), licenciatura em Biologia pela Universidade do Oeste Paulista (1998), mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2008) e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2014). Atuou como Orientadora Educacional e supervisora no curso FIC Condutor Ambiental pelo programa Pronatec em 2013 e 2014 no IFPR Campus Foz do Iguaçu, onde também lecionava Biologia para o Ensino Médio Integrado. Atualmente é docente do curso de Mestrado em Sustentabilidade IFPR/UEM, professora e Coordenadora da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPR Campus Umuarama. Tem experiência como docente na área de Ciências Biológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, recuperação de áreas degradadas, qualidade de vida, salubridade ambiental, meio ambiente e metodologia da pesquisa. Coordena diversos projetos de pesquisa e extensão no IFPR.

Juliana Conter Pereira Kobren, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade (UEM/IFPR). Pós-Graduada pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA), com Título de Especialista em Direito Tributário (2007). Graduada em Direito pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) na Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro (2003). Admitida na Ordem dos Advogados do Brasil em 2004. Graduada em Desenho Industrial com ênfase em Projeto de Produto pela Pontifícia Universidade Catóílica do Estado do Paraná (1997). Advogada autônoma.

Luciana Nunes dos Santos, Universidade Estadual de Maringá

Graduada no curso de Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), no ano de 2016. Participou do Projeto de Ensino sobre gerenciamento de Resíduos da UEM - campus Umuarama (2012-2013) e do projeto de iniciação científica sobre gerenciamento de resíduos perfurocortantes gerados por diabéticos insulino-dependentes do município de Umuarama (2013-2015). Bolsista PIBIC-CNPQ/Fundação Araucária (2013-2015). Atualmente, aluna regular de mestrado e bolsista pela CAPES no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade, pela UEM.

Paula Andréia Gomes da Cruz, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paranaense (2006), especialização em Arquitetura pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Atualmente é mestranda do Programa de Mestrado em Sustentabilidade (UEM/IFPR) e professora da Universidade Paranaense. Tem experiência na área da Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto Arquitetônico, atuando principalmente nos seguintes temas: representação, história, teoria, ensino e prática projetual do Projeto Arquitetônico.

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Publicado

14.10.2019

Como Citar

Barbado, N., Kobren, J. C. P., Santos, L. N. dos, & Cruz, P. A. G. da. (2019). Circuito de atividades como ferramenta auxiliar na formação do educador ambiental. evista Eletrônica udus cientiae, 3(1). https://doi.org/10.30691/relus.v3i1.1678