O aniversário da escola e a física: conectando ciência à vida de alunos do ensino fundamental

Autores

  • Aline Agnelo Jango
  • Letícia Biral de Faria
  • Juliana Pereira De Albuquerque Storniolo

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v3i1.1681

Resumo

Sabe-se que muitas escolas são ainda enraizadas no século XIX, trabalhando de forma tradicional, com carteiras enfileiradas e tendo como foco o professor, o conteúdo e o vestibular. Com o objetivo de confrontar esse modelo, este projeto foi realizado em uma escola particular bilíngue de Bauru, SP, nas aulas de Ciências de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental no segundo e terceiro trimestre de 2018. Por estarmos no ano de comemoração dos 10 anos da escola, relacionamos esse fato ao estudo de alguns conceitos da Física, considerando, então, a construção, o desenvolvimento da escola e o dia a dia dela.  Entendemos que esse projeto, “Os 10 anos da FourC e a Física”, possibilitou oportunidades de aplicação do conhecimento concomitantemente ao desenvolvimento de habilidades do século XXI, como trabalho em equipe e flexibilidade, sendo excelente estratégia do Ensino para a Compreensão. Isso foi possível ao colocar o foco nos alunos, tornando-os protagonistas de seu aprendizado.

Biografia do Autor

Aline Agnelo Jango

Doutoranda na UNICAMP. pelo PECIM (Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática). Mestra em Educação para Ciências na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP- Bauru. Graduada em Licenciatura Plena em Física na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP- Bauru. Professora de Ciências no Ensino Fundamental e Médio. Atuando na área educacional da Marinha do Brasil.

Letícia Biral de Faria

Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura (2010) e Bacharelado (2011) pela Universida de São Paulo. Mestre em Ecologia (2014) pela mesma instituição. Graduada em Pedagogia (2018) pela UNINTER. Atua na FourC Bilingual Academy como professora de Ciências em inglês para o Ensino Fundamental desde 2014.

Juliana Pereira De Albuquerque Storniolo

Graduada em Letras Português Inglês pela Universidade do Sagrado Coração (1998) e em Pedagogia pela mesma universidade (2004). Possui mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2006). Atuou como professora na Universidade do Sagrado Coração por 5 anos. Desde 2008, atua na FourC Bilingual Academy nas funções de Coordenadora Pedagógica e, há dois anos, como Diretora Pedagógica.

Downloads

Publicado

14.10.2019

Como Citar

Jango, A. A., de Faria, L. B., & De Albuquerque Storniolo, J. P. (2019). O aniversário da escola e a física: conectando ciência à vida de alunos do ensino fundamental. evista Eletrônica udus cientiae, 3(1). https://doi.org/10.30691/relus.v3i1.1681