O aniversário da escola e a física: conectando ciência à vida de alunos do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v3i1.1681Resumo
Sabe-se que muitas escolas são ainda enraizadas no século XIX, trabalhando de forma tradicional, com carteiras enfileiradas e tendo como foco o professor, o conteúdo e o vestibular. Com o objetivo de confrontar esse modelo, este projeto foi realizado em uma escola particular bilíngue de Bauru, SP, nas aulas de Ciências de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental no segundo e terceiro trimestre de 2018. Por estarmos no ano de comemoração dos 10 anos da escola, relacionamos esse fato ao estudo de alguns conceitos da Física, considerando, então, a construção, o desenvolvimento da escola e o dia a dia dela. Entendemos que esse projeto, “Os 10 anos da FourC e a Física”, possibilitou oportunidades de aplicação do conhecimento concomitantemente ao desenvolvimento de habilidades do século XXI, como trabalho em equipe e flexibilidade, sendo excelente estratégia do Ensino para a Compreensão. Isso foi possível ao colocar o foco nos alunos, tornando-os protagonistas de seu aprendizado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).