Um relato de experiência na formação inicial de professores: um jogo para o ensino de vacina a partir de uma perspectiva histórica

Autores

  • Julia Amorim Monteiro Universidade Federal de Lavras
  • Augusto Antonio de Paula
  • Antonio Fernandes Nascimento Júnior

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v3i1.1683

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar e discutir uma experiência realizada para o ensino de Vacina, construída no âmbito da disciplina de Metodologia do Ensino de Biologia, ofertada no quarto período do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras–MG, buscando entender como o jogo, enquanto recurso pedagógico, auxilia no processo de construção de conhecimentos. Ainda, busca discutir a importância da disciplina no processo de formação inicial de professores. A prática fundamentou-se na criação de um jogo para compreender como a vacina funciona no corpo humano e baseou-se na contextualização histórica do conceito. Ao final da prática foi pedido aos alunos para fazerem uma avaliação apontando os pontos positivos e os pontos a serem melhorados que posteriormente foram analisadas, utilizando a metodologia de pesquisa qualitativa. A partir da análise, foi possível observar a relevância do jogo no processo de apropriação dos conceitos ensinados.

Biografia do Autor

Julia Amorim Monteiro, Universidade Federal de Lavras

Departamento de Biologia, Licencianda em Ciências Biológicas. Laboratório de Educação Cietífica e Ambiental (LECA

Augusto Antonio de Paula

Graduado em licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal
de Lavras-MG (2019). Membro do Grupo de Estudo em Educação Científica e Ambiental (GEECA) e do
Núcleo de Estudo de História e Filosofia da Ciência (NEHFIC). Ex-bolsista do Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) subprojeto Biologia e ex-bolsista do Programa Residência Pedagógica,
subprojeto Biologia, Química e Filosofia.

Antonio Fernandes Nascimento Júnior

Doutor em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências da
UNESP campus Bauru-SP e Doutor em Ciências Biológicas (Genética) [Rib. Preto] pela Universidade de São
Paulo. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Lavras atuando nas disciplinas de
Metodologia de Ensino e é Coordenador do subprojeto Biologia, Química e Filosofia do Programa Residência
Pedagógica. Tem experiência na área de Biologia Geral e de Ensino, com ênfase em História e Filosofia da
Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, ensino de ciências e biologia,
produção de material alternativo, jogos pedagógicos e formação de professores.

Downloads

Publicado

30.06.2019

Como Citar

Monteiro, J. A., Paula, A. A. de, & Fernandes Nascimento Júnior, A. (2019). Um relato de experiência na formação inicial de professores: um jogo para o ensino de vacina a partir de uma perspectiva histórica. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 3(1). https://doi.org/10.30691/relus.v3i1.1683