JOGOS DE TABULEIRO E ENSINO, EM BUSCA DE INTERFACES
Resumo
Esse artigo teve como objetivo pensar na criação de jogos de tabuleiro como estratégia de ensino, conhecer e discutir seu funcionamento, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Discutimos a necessidade de que conhecimentos, presentes no currículo, sejam abordados nos jogos e que exista a obrigação de uma sistematização. Essa abordagem é desafiadora, visto que os jogos não poderiam ser jogados apenas pelo prazer de jogar, mas estariam interligados com elementos do currículo. A partir desse dever, levantamos pesquisas que tratassem de jogos de tabuleiro para o ensino de conhecimentos do currículo e percebemos que primordialmente versavam acerca de perguntas e respostas. Pensando em quais mecânicas de jogos de tabuleiro poderíamos criar para ensinar, levantamos e discutimos outras a partir do site Board Games Geek, chegando à considerações como: de que esse tema é complexo, faltam pesquisas referentes a essa temática e de que existe a necessidade de articulação desses jogos com metodologias e teorias ligadas ao ensino.
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