JOGOS DE TABULEIRO E ENSINO, EM BUSCA DE INTERFACES

Autores

Resumo

Esse artigo teve como objetivo pensar na criação de jogos de tabuleiro como estratégia de ensino, conhecer e discutir seu funcionamento, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Discutimos a necessidade de que conhecimentos, presentes no currículo, sejam abordados nos jogos e que exista a obrigação de uma sistematização. Essa abordagem é desafiadora, visto que os jogos não poderiam ser jogados apenas pelo prazer de jogar, mas estariam interligados com elementos do currículo. A partir desse dever, levantamos pesquisas que tratassem de jogos de tabuleiro para o ensino de conhecimentos do currículo e percebemos que primordialmente versavam acerca de perguntas e respostas. Pensando em quais mecânicas de jogos de tabuleiro poderíamos criar para ensinar, levantamos e discutimos outras a partir do site Board Games Geek, chegando à considerações como: de que esse tema é complexo, faltam pesquisas referentes a essa temática e de que existe a necessidade de articulação desses jogos com metodologias e teorias ligadas ao ensino.

Referências

ALMEIDA, Patrícia Gonçalves de. Contribuições da Metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos para o Ensino de Meteorologia no Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado em Ciências. Universidade de São Paulo. 2017.

AZEVEDO, Kelly de Lima. Jogo de Tabuleiro com Elementos de RPG “Aventura de Um Livro Mágico”: Contribuições para a Educação Matemática. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica. Universidade Federal de Pernambuco. 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. 2017.

BROUSSEAU, Guy. Theory of Didactical Situations in Mathematics. Traduzido por Nicolas Balacheff, Martin Cooper, Rosamund Sutherland e Virginia Warfield. Kluwer Academic Publishers. New York. 2002.

CAILLOIS, Roger. Los Juegos y Los Hombres: La Máscara y El Vértigo. Traducción de Jorge Ferreiro. 1ª reimpresión. México, D.F. Fondo de Cultura Econômica, S.A..1994.

DETERDING, Sebastian, et al. From Game Design Elements to Gamefulness: Defining Gamification. Proceedings of the 15th International Academic MindTrek Conference: Envisioning Future Media Environments, Nova Iorque. 2011.

GERONIMO, Rafael Rix; TEIXEIRA, Henry Guimarães. Criação e Aplicação de Um Jogo Educativo: O Jogo do Observatório. Revista Advir. Nº 37. Rio de Janeiro. Dezembro. 2017. P. 55-62.

GERONIMO, Rafael Rix; TEIXEIRA, Henry Guimarães. A Corrida dos Números: Uma Proposta de Jogo no Ensino Fundamental. Revista: Com a Palavra o Professor. V 05. Nº11. Vitoria da Conquista. Janeiro-abril. 2020. P.01-11.

GERONIMO, Rafael Rix. Aplicação e Reflexão sobre Um Jogo Educativo: Um Relato de Prática. Revista Temporis[ação]. Goiás. V. 18. Nº 02. 2018. P. 224-236.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: O Jogo como Elemento da Cultura. Tradução João Paulo Monteiro. 3ª reimpressão. 5ª edição. São Paulo. Perspectiva. 2008

LACERDA, Vitor Hugo Bonfim. O Jogo de Tabuleiro como Recurso Didático para o Ensino do Conceito de Proporcionalidade. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal do Ceará. 2019.

PONCZEK, Roberto I. Leon. Da Bíblia a Newton: Uma Visão Humanística da Mecânica. In: Origens e Evolução das Ideias da Física. José Fernando M. Rocha (org). Editora EDUFBA. 2011. P. 17-48.

ROSA, Leandro Viana da. Jogos Lógicos no Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2016.

SICART, Miguel. Defining Game Mechanics. In: Game Studies. 2008. pp. 1-14. Disponível em: http://gamestudies.org/0802/articles/sicart. Acesso em 07/05/2020.

VASCONCELLOS, Talita Silva Perussi. Jogos de Tabuleiro: Recurso Lúdico na Apropriação de Leitura e Escrita de Crianças em Situação de Vulnerabilidade. Dissertação de Mestrado em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos. 2018

ZICHERMANN, Gabe; CUNNINGHAM, Christopher. Gamification by Design: Implementing Game Mechanics in Web and Mobile Apps. Canadá. O’Reilly Books. 2011

Downloads

Publicado

01.12.2020

Como Citar

Geronimo, R., & Couto Gatti, D. (2020). JOGOS DE TABULEIRO E ENSINO, EM BUSCA DE INTERFACES. evista Eletrônica udus cientiae, 4(1), 12. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/2291

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa