CIÊNCIA NA ESCOLA: ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO NA TEMÁTICA DE ECOTOXICOLOGIA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

Resumo

O letramento científico refere-se à capacidade dos alunos de compreender, interpretar, refletir e transformar o mundo a partir do conhecimento científico. No entanto, a Educação Básica Brasileira tem uma abordagem limitada da Educação Científica. Dessa forma, é preciso buscar alternativas para que os estudantes compreendam a metodologia científica, a importância da ciência e sobretudo os impactos que a ciência e a tecnologia podem causar na sociedade. Diante disso, este estudo buscou desenvolver uma ferramenta que permita promover a Educação Científica para alunos do Ensino Médio em escolas brasileiras, independente da sua infraestrutura. A ferramenta desenvolvida foi o jogo Ciência na Escola, elaborado a partir de recursos lúdicos e audiovisuais, para abordar um problema da área de Ecotoxicologia e aspectos do método científico. A efetividade deste jogo foi avaliada a partir da análise de questionários diagnósticos aplicados antes e após a sua realização com alunos do Ensino Médio (n=170 alunos). Os resultados indicaram que o jogo é uma ferramenta eficiente para promover a Educação Científica para alunos do Ensino Médio.

Palavras-Chave: Método Científico; Recursos Audiovisuais; Ludicidade; Letramento Científico.

   

 

Biografia do Autor

Ronaldo dos Santos Filho, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Genética no Programa de Pós Graduação em Genética da UFPR. O autor realiza pesquisas na área de Ecotoxicologia e tem parte do doutorado voltada para contribuições com o processo de ensino-aprendizagem de Genética para alunos e professores do Ensino Médio.

Ketelen Michele Guilherme de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Genética no Programa de Pós Graduação em Genética da UFPR. A autora realiza pesquisas na área de ecotoxicologia e de divulgação científica. 

Luciane Viater Tureck, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2008), Mestrado (2011), Doutorado (2015) e Pós-doutorado (2017) em Genética pela mesma universidade. É professora adjunta da UFPR - Setor de Ciências Biológicas, Departamento de Genética e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Genética. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Doenças complexas e polimorfismos genéticos - Laboratório de Polimorfismos e Ligação; e Educação para a Ciência - Laboratório de Educação Científica - LEC. 

Lupe Furtado Alle, Universidade Federal do Paraná

Professora Doutorada vinculada ao Departamento de Genética da Universidade Federal do Paraná. Atualmente, coordena projetos de Genética de Características Complexas e de Educação Científica. 

Daniela Morais Leme, Universidade Federal do Paraná; Instituto Nacional de Tecnologias Alternativas para detecção, avaliação toxicológica e remoção de contaminantes emergentes e radioativos (INCT-DATREM), Instituto de Química, Araraquara, SP, Brasil. 

Professora Doutora Adjunta do Departamento de Genética da Universidade Federal do Paraná. Coordenada o Laboratório de Ecotoxicologia In Vitro da UFPR e desenvolve pesquisas voltadas ao desenvolvimento e uso de metodologias in vitro para estimar o perigo de agentes químicos diversos a saúde humana e ambiente. Também atua em pesquisa envolvendo a educação e a divulgação científica. 

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Publicado

01.12.2020

Como Citar

Santos Filho, R. dos, Oliveira, K. M. G. de, Tureck, L. V., Alle, L. F., & Leme, D. M. (2020). CIÊNCIA NA ESCOLA: ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO NA TEMÁTICA DE ECOTOXICOLOGIA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. evista Eletrônica udus cientiae, 4(1), 20. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/2352

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa