Aplicação de palavras-cruzadas para o ensino de membrana plasmática na disciplina de biologia
Resumo
Este estudo investigou as contribuições de palavras-cruzadas associadas à aula expositiva na disciplina de Biologia, realizadas com 52 estudantes de duas turmas da 1ª série do Ensino Médio em uma escola pública de Santarém-PA. O tema abordado foi "Membrana plasmática". Antes das atividades teórica e lúdica, foi aplicado um pré-teste com 10 questões objetivas sobre o tema e um pós-teste após. A aula expositiva utilizou slides e vídeos, seguida por um jogo de palavras-cruzadas sobre a estrutura e funções da membrana plasmática, realizado em grupos de até seis estudantes. Cada membro recebeu um cartão para preencher em até 20 minutos. Os resultados mostraram um aumento nas médias de notas do pós-teste em ambas as turmas. Conclui-se que a atividade lúdica promoveu a integralização entre os alunos e a socialização do conhecimento, tornando o aprendizado mais interativo e divertido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Ludus Scientiae

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).