Aplicação de palavras-cruzadas para o ensino de membrana plasmática na disciplina de biologia

Autores

Resumo

Este estudo investigou as contribuições de palavras-cruzadas associadas à aula expositiva na disciplina de Biologia, realizadas com 52 estudantes de duas turmas da 1ª série do Ensino Médio em uma escola pública de Santarém-PA. O tema abordado foi "Membrana plasmática". Antes das atividades teórica e lúdica, foi aplicado um pré-teste com 10 questões objetivas sobre o tema e um pós-teste após. A aula expositiva utilizou slides e vídeos, seguida por um jogo de palavras-cruzadas sobre a estrutura e funções da membrana plasmática, realizado em grupos de até seis estudantes. Cada membro recebeu um cartão para preencher em até 20 minutos. Os resultados mostraram um aumento nas médias de notas do pós-teste em ambas as turmas. Conclui-se que a atividade lúdica promoveu a integralização entre os alunos e a socialização do conhecimento, tornando o aprendizado mais interativo e divertido.

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Biografia do Autor

Pedro Lucas Neves de Oliveira, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduando do curso Bacharelado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), 10º semestre. Foi assessor da Liga Nacional dos Acadêmicos de Biotecnologia (LiNA Biotec), polo UFOPA (2020), membro voluntário do projeto de extensão "Atividades Lúdicas: Uma Abordagem Diferenciada para o Processo de Ensino-Aprendizagem em Biologia" (2021-2022) e Presidente do Centro Acadêmico de Biotecnologia (CABiotec, 2022-2023).

Andrey Camurça da Silva, Secretaria Municipal de Educação

Licenciado em Matemática e Física pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Tem interesse pela área de Educação, com ênfase em Avaliação Educacional, Didática e teorias cognitivas voltadas para o ensino e aprendizagem. Mais precisamente, possui interesse por temas como testes educacionais, estatística aplicada à educação, autoeficácia, conceito de aprendizagem significativa, Teoria Antropológica do Didático, Evasão Escolar e tecnologias educacionais.

Aline Pacheco, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2003), mestrado em Produção Animal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2008). No mestrado atuou na avaliação de desempenho e dados de produção e reprodução de bovinos da raça Guzerá em diferentes sistemas de criação e no doutorado na avaliação produtiva e morfométrica, curvas de crescimento e comportamento sexual de ovinos. 

Marcia Mourão Ramos Azevedo, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Biologia pela Universidade Estadual do Maranhão (1998), Especialização em Vigilância Sanitária e Epidemiológica pela Universidade de Ribeirão Preto (1999), Mestrado (2007) e Doutorado (2011) em Ciência Animal pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente é professora da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Tem experiência nas áreas de Bioquímica, Biologia Celular, Nutrição Animal, Educação Ambiental e TCC. 

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Publicado

17.06.2025

Como Citar

Leal de Sousa, C., Neves de Oliveira, P. L., Camurça da Silva, A., Pacheco, A., & Mourão Ramos Azevedo, M. (2025). Aplicação de palavras-cruzadas para o ensino de membrana plasmática na disciplina de biologia . Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 9, 29–43. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/4169