Proposta de Gamificação alinhada à estratégia Sala de Aula Invertida no cenário pós Pandemia
Abstract
O contexto deste artigo remete ao cenário de volta às aulas e o desafio para professores, uma vez que os alunos se encontram desmotivados após um período sem aulas presenciais e precisam desenvolver outra vez a motivação e o engajamento para a aprendizagem. Assim, o objetivo do estudo foi verificar a eficácia da estratégia da aula invertida aliada a gamificação do conteúdo como uma forma de estimular o processo de ensino e aprendizagem num cenário pós-pandemia. O presente estudo foi realizado com uma turma de segundo ano do Ensino Médio, na disciplina de Biologia, em uma escola pública na rede estadual de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. As atividades aplicadas foram: bingo sobre protozoonoses, onde, no momento da aula invertida, os alunos pesquisaram informações sobre agente causador, sintomas e modo de contaminação de cada doença. Ao fim do estudo, um questionário foi aplicado e analisado utilizando elementos de análise de texto. Como resultados, foi observado que os alunos se mostraram envolvidos na execução da atividade e empenho em participar das atividades propostas. Ressalta-se que, as respostas e o tamanho da amostra foram reduzidos, visto que, o estudo foi realizado em um período de transição entre ensino remoto e ensino presencial, onde não havia ainda a total presença dos estudantes na escola. As respostas sugerem que a estratégia realmente foi motivadora e os alunos se empenharam em sua busca pela informação e pela aprendizagem, demonstrando engajamento.
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