Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista de Investigação Tecnológica em Educação em Ciências e Matemática (RITECiMa), é um periódico científico, brasileiro, com abrangência internacional e de acesso aberto desde 2021. A RITECiMa visa servir como um canal de divulgação para analisar, avaliar e apresentar contribuições inovadoras para a teoria, a prática e a pesquisa do ensino de tecnologia aplicável aos diferentes níveis de ensino. Além disso, tem como foco fomentar discussões sobre perspectivas em relação às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) contemporâneas. Portanto, o objetivo da RITECiMa é publicar artigos que promovam o diálogo e a troca sobre o avanço da pesquisa com tecnologia em todos os níveis de ensino, abrangendo os diferentes domínios da aprendizagem que se relacionam às áreas de Educação em Ciências e em Matemática. De um modo específico, a RITECiMa tem interesse em divulgar artigos Científicos de Pesquisa, Relatos de Pesquisa ou de Experiências que abarquem os seguintes temas:

  • Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas na Educação em Ciências e Matemáticas.
  • Formação de professores em TIC.
  • Avaliação de software educacional/formação.
  • Abordagem holística às teorias de design instrucional.
  • Impacto das diferenças multiculturais na tecnologia.
  • Impacto da tecnologia na sociedade e questões de equidade relacionadas às TIC.
  • Impacto da tecnologia no desempenho do aluno.
  • Pedagogia e androgogia do ensino com tecnologia.
  • Tecnologia como estratégia de ensino (professor/instrutor) e estilo de aprendizagem (aluno).
  • Tecnologia como estratégia de ensino e estilo de aprendizagem
  • Ferramentas de tecnologia para ambientes de educação e formação de professores.
  • Ferramentas de treinamento de tecnologia e materiais instrucionais
  • Teorias e modelos atrelados às TIC.
  • Aplicar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio das TIC.
  • Discussões sobre a interação humano-computador (HC).
  • Fornecer ideias sobre o uso das tecnologias inovadoras na educação em diferentes níveis de ensino.
  • Aprimorar o conhecimento de base tecnológica no campo da educação em Ciências e Matemática em seus diferentes níveis.
  • Discutir sobre ferramentas e recursos tecnológicos usados para comunicar, criar, disseminar, armazenar e gerenciar informações.
  • Espaços inovadores de aprendizagem usando as tecnologias móveis.
  • Sala de aula invertida. 
  • Aprendizagem ativa (com uso de tecnologias móveis).
  • Avaliação construtiva da aprendizagem por meio do uso das TIC. 
  • Acesso aberto (práticas, recursos, repositórios).
  • Aprendizagem móvel (mobile learning) no ensino de Ciências e Matemática.
  • E-learning, M-learning, suas características, vantagens e desvantagens no contexto da Educação em Ciências e Matemática.
  • Os desafios enfrentados professores ao inserir as tecnologias na realidade da sala de aula. 
  • Aprendizagem virtual (V-learning), ou seja, ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). 
  • Discussões, implicações, vantagens e desvantagens sobre a Aprendizagem online por meio de cursos online massivamente abertos (MOOCs).

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os artigos que passam pelo filtro editorial de entrada são arbitrados às cegas por pelo menos dois pesquisadores em ensino de ciências e, no que lhe concerne, as identidades deles também não são reveladas aos autores (Double-Blind Peer Review). O tempo médio para passagem pelo filtro editorial é de seis semanas.

Sobre o processo de revisão

  1. Se o artigo submetido cumprir com todos os requisitos formais, os editores farão uma avaliação inicial. Caso considerem que o artigo não é adequado ao perfil da revista ou que não têm qualidade mínima requerida, poderão rejeitá-lo sem enviá-lo para os avaliadores.
  2. Se o artigo não cumprir com os requisitos formais, os editores se reservam o direito de rejeitar o artigo.
  3. Os artigos que passem por esse primeiro filtro serão enviados para dois árbitros externos, pesquisadores com relevada atuação no campo das tecnologias educacionais.
  4. Caso os avaliadores (árbitros) apresentem pareceres discordantes, ou se por algum outro motivo os editores considerarem necessário, o artigo será enviado a um terceiro árbitro.
  5. A partir dos pareceres, os editores poderão decidir:
  • Aceitar o artigo submetido: como está ou com ligeiras modificações;
  • Publicar com modificações: a contar da data de envio dos pareceres pela editoria, o autor disporá de até 20 dias para atender e comentar as reformulações sugeridas pelos árbitros e/ou editores, especificando detalhadamente como cada sugestão foi ou não implementada. Estas modificações devem se restringir àquelas feitas pelos árbitros e/ou editores. Em situações que, sem justificativa, o autor demore mais que o prazo máximo para reformulação, o artigo será automaticamente rejeitado. Os editores se reservam o direito de não publicar o trabalho se as reformulações não atenderem às exigências, sem justificativas convincentes.
  • Rejeitar: o trabalho não será publicado na RITECiMa.
  • Ressubmeter para avaliação: o trabalho poderá ser reenviado para nova apreciação, reiniciando o processo de submissão na revista.
  1. A revisão ortográfica e gramatical final do artigo ficará a cargo dos autores. O periódico não se responsabiliza por ela.
  2. Antes da publicação será enviada cópia da versão final para que os autores confiram dentro de um prazo de 48 horas. Decorrido o prazo, caso não haja devolutiva por parte dos autores, o artigo será prontamente arquivado.

 

Periodicidade

A Revista de Investigação Tecnológica em Educação em Ciências e Matemática (RITECiMa) é um periódico de acesso aberto e fluxo contínuo de publicação.

Política de Acesso Livre

Esta revista é de acesso aberto e utiliza a licença de Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License, que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria. Portanto, os artigos estão licenciados quer por uma licença CC BY-NC-SA.

Política de Taxas para Processamento de Artigos

Este periódico não cobra as seguintes taxas aos autores:

- Submissão de artigo: 0,00 (BRL);
- Não são cobradas taxas de submissão de artigo processamento: 0,00 (BRL);
- Não são cobradas taxas de processamento e publicação dos artigos.

A revista não cobra taxas de autores e nem de leitores para os artigos submetidos. Resumidamente, a RITECiMa é TOTALMENTE gratuita.

Política Antiplágio

Conforme a Política Editorial da Revista de Investigação Tecnológica em Educação em Ciências e Matemática (RITECiMa), serão aceitos para publicação artigos originais e inéditos. Os textos submetidos são rastreados com uso das ferramentas Plagiarisma.net, Crossref ™ e Plagium.

Histórico do periódico


A Revista de Investigação Tecnológica em Educação em Ciências e Matemática (RITECiMa) iniciou as suas atividades no ano de 2021. Contudo, desde 2020 ela vem sendo planejada. Foi concebida diante de uma lacuna incomodativa identificada pela equipe editorial deste periódico científico, pois não havia periódicos científicos específicos que versassem sobre arcabouços teóricos e resultados empíricos atrelados ao vasto campo educacional envolvendo as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), especificamente para às áreas de Educação em Ciências e Matemática. Ademais, no contexto pandêmico, o uso das tecnologias foi determinante para que ocorresse o ensino remoto, todavia, muitas dificuldades foram evidenciadas, tais como a eminente necessidade de promover um sistema educacional mais justo, equitativo e acessível.

No entanto, acreditamos que a adaptação e a inserção das tecnologias aos processos de ensino e aprendizagem permanecerão pós-pandemia e, diante disto, as investigações envolvendo as tecnologias quando inseridas na Educação em Ciências e Matemática serão fortemente importantes para termos avanços nas discussões sobre uma possível lacuna entre a pesquisa e a prática educacional com viés tecnológico. A RITECiMa nasce para encorajar o uso das TIC nas diferentes abordagens metodológicas ao proporcionarem diferentes olhares para o desenvolvimento de competências digitais, aprofundamento e proposição de abordagens teóricas, integração das tecnologias digitais ao currículo, seus impactos, entre outros temas que requerem avanços teóricos e metodológicos.