Territórios indígenas na escola: língua e mobilização social no Sul do Amazonas

Autores

  • Thereza Cristina Cardoso Menezes Universidade Federal do Amazonas/UFAM
  • Ana Carla Bruno Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia

Resumo

Neste artigo analisamos a experiência e efeitos sociais decorrentes da vinda de jovens indígenas de suas aldeias para a sede do município de Lábrea ( Amazonas) para dar continuidade aos estudos. Diante do preconceito em relação às línguas indígenas na escola, surge o Projeto Sou Bilíngue que, a partir da mobilização indígena, implanta turmas de línguas indígenas em uma escola pública da cidade.

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Biografia do Autor

Thereza Cristina Cardoso Menezes, Universidade Federal do Amazonas/UFAM

Departamento de Antropologia - PPGAS/UFAM

Programa de Pós Graduação em Antropologia Social/UFAM

Ana Carla Bruno, Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia

CSAS/INPA - Coordenação de Sociedade Saúde e Ambiente

Área de Antropologia e Linguística

Referências

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Publicado

2013-12-22