O Desmitificar Da Colonialidade Sob Uma Perspectiva Pedagógica Decolonial

Autores

  • Indiamara Hummler Oda UFPR, setor Litoral
  • Luiz Fernando De Carli Lautert Universidade Estadual de São Paulo-USP

Resumo

Quando se busca compreender o sentido da história de um povo, é preciso considerar que essa história se forma num largo período através de uma linha mestra de informações que faz com que se perceba a complexidade do todo. Dessa forma, a pretensão dos escritos que aqui seguem sobre a cultura caiçara e a contextualização de nossas raízes, é de descortinar alguns desfechos da trama de uma história revestida de interesses colonialistas. A relevância desse conhecimento, sob uma perspectiva pedagógica, reflete-se em diferentes formas de ensinar e de aprender que se revela a cada e a todo instante através de movimentos de transformação, de interação, e que dão um sentido inovador à construção do saber. Abrindo caminhos para o desenvolvimento de um trabalho na formação de educadores que se desvinculem da alienação colonizadora.

Biografia do Autor

Indiamara Hummler Oda, UFPR, setor Litoral

Licenciada em Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina–UEL, Pós-graduada em Lato Senso em Sociologia pela UEL, Mestre em Ensino das Ciências Ambientais pela UFPR, setor Litoral

Luiz Fernando De Carli Lautert, Universidade Estadual de São Paulo-USP

Doutor em Geografia pelo Departamento de Geografia da Universidade Estadual de SãoPaulo USP,Professor Titular do Programa de Pós Graduação em Rede para o Ensino das Ciências Ambientais-Polo-UFPR 

Referências

FERNANDES, Florestan. A função social da guerra na sociedade tupinambá, prefácio Roque de Barros Laraia, 3ª ed. São Paulo: Globo, 2006.

____________ A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo:Globo, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 6ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1978.

MIGNOLO, Walter D. Colonialidade - O lado mais escuro da modernidade. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, Vol. 32, n. 94, p. 2-18, jun. 2017

PRADO JUNIOR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo: colônia / Caio Prado Jr.; entrevista Fernando Novais ; posfácio Bernardo Ricupero. — São Paulo : Companhia das Letras, 2011.

QUIJANO, Aníbal. “Colonialidad del Poder, Eurocentrismo y América Latina”, in Edgardo Lander (org.), La Colonialidad del Saber: Eurocentrismo y Ciencias Sociales. Perspectivas Latino americanas. Buenos Aires: CLACSO, 201-246, 2005.

VASCONCELLOS, Celso. Metodologia Dialética em Sala de Aula. In: Revista de Educação AEC. Brasília: (n.83), abril de 1992.

Downloads

Publicado

2020-06-24