O Desmitificar Da Colonialidade Sob Uma Perspectiva Pedagógica Decolonial
Resumen
Quando se busca compreender o sentido da história de um povo, é preciso considerar que essa história se forma num largo período através de uma linha mestra de informações que faz com que se perceba a complexidade do todo. Dessa forma, a pretensão dos escritos que aqui seguem sobre a cultura caiçara e a contextualização de nossas raízes, é de descortinar alguns desfechos da trama de uma história revestida de interesses colonialistas. A relevância desse conhecimento, sob uma perspectiva pedagógica, reflete-se em diferentes formas de ensinar e de aprender que se revela a cada e a todo instante através de movimentos de transformação, de interação, e que dão um sentido inovador à construção do saber. Abrindo caminhos para o desenvolvimento de um trabalho na formação de educadores que se desvinculem da alienação colonizadora.
Citas
FERNANDES, Florestan. A função social da guerra na sociedade tupinambá, prefácio Roque de Barros Laraia, 3ª ed. São Paulo: Globo, 2006.
____________ A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo:Globo, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 6ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1978.
MIGNOLO, Walter D. Colonialidade - O lado mais escuro da modernidade. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, Vol. 32, n. 94, p. 2-18, jun. 2017
PRADO JUNIOR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo: colônia / Caio Prado Jr.; entrevista Fernando Novais ; posfácio Bernardo Ricupero. — São Paulo : Companhia das Letras, 2011.
QUIJANO, Aníbal. “Colonialidad del Poder, Eurocentrismo y América Latina”, in Edgardo Lander (org.), La Colonialidad del Saber: Eurocentrismo y Ciencias Sociales. Perspectivas Latino americanas. Buenos Aires: CLACSO, 201-246, 2005.
VASCONCELLOS, Celso. Metodologia Dialética em Sala de Aula. In: Revista de Educação AEC. Brasília: (n.83), abril de 1992.