O Desmitificar Da Colonialidade Sob Uma Perspectiva Pedagógica Decolonial

Autores/as

  • Indiamara Hummler Oda UFPR, setor Litoral
  • Luiz Fernando De Carli Lautert Universidade Estadual de São Paulo-USP

Resumen

Quando se busca compreender o sentido da história de um povo, é preciso considerar que essa história se forma num largo período através de uma linha mestra de informações que faz com que se perceba a complexidade do todo. Dessa forma, a pretensão dos escritos que aqui seguem sobre a cultura caiçara e a contextualização de nossas raízes, é de descortinar alguns desfechos da trama de uma história revestida de interesses colonialistas. A relevância desse conhecimento, sob uma perspectiva pedagógica, reflete-se em diferentes formas de ensinar e de aprender que se revela a cada e a todo instante através de movimentos de transformação, de interação, e que dão um sentido inovador à construção do saber. Abrindo caminhos para o desenvolvimento de um trabalho na formação de educadores que se desvinculem da alienação colonizadora.

Biografía del autor/a

Indiamara Hummler Oda, UFPR, setor Litoral

Licenciada em Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina–UEL, Pós-graduada em Lato Senso em Sociologia pela UEL, Mestre em Ensino das Ciências Ambientais pela UFPR, setor Litoral

Luiz Fernando De Carli Lautert, Universidade Estadual de São Paulo-USP

Doutor em Geografia pelo Departamento de Geografia da Universidade Estadual de SãoPaulo USP,Professor Titular do Programa de Pós Graduação em Rede para o Ensino das Ciências Ambientais-Polo-UFPR 

Citas

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Publicado

2020-06-24