CIDADE, MORADIA E TRABALHADORES: DEBATES ACADÊMICOS
Resumo
A proposta principal deste trabalho é realizar um levantamento e análise da bibliografia, de diferentes áreas do conhecimento acadêmico, que poderão contribuir para as mais diversas pesquisas que tem como objeto de sua pesquisa estas categorias – Cidade, Moradia e Trabalhadores. Em particular estas formulações fazem parte de minha pesquisa sobre os movimentos de ocupações urbanas na cidade de Foz do Iguaçu - Paraná. Ao trazer obras de diversos campos do conhecimento e de formulações com preocupações distintas, objetiva-se refletir sobre as possibilidades limites e diálogos dessas produções, enfatizando basicamente como abordam a questão da habitação, o direito e a luta pela moradia, como também o papel da classe trabalhadora e dos movimentos sociais nestes espaços.
Referências
BOSI, Antônio de Pádua. Reforma urbana e luta de classes: Uberabinha (1888 a 1922). São Paulo: Xamã, 2004.
CARLOS, Euzeneia. Movimentos sociais: revisitando a participação e a Institucionalização. Lua Nova, São Paulo. 2011.
CHALHOUB, Sidney; SILVA, Francisco Teixeira da. Sujeitos no imaginário acadêmico: escravos e trabalhadores na historiografia brasileira desde os anos 1980. Cadernos AEL, v. 14, n. 26, p. 11-50, 2009.
ENGELS, Friederich. A Questão da Habitação. Belo Horizonte: Aldeia Global Editora. 1979.
FREITAS, Sheille Soares de.Buscando a Cidade e Construindo Viveres. Relações entre o campo e a cidade. Ano de obtenção: 2003. Dissertação (Mestrado em História) Uberlândia: UFU, 2003.
GONZALEZ, Emilio.Memórias que narram a cidade: Experiências sociais na constituição urbana de Foz do Iguaçu. Ano de obtenção: 2005. Dissertação (Mestrado em História) São Paulo: PUC, 2005.
GONZALEZ, Emilio. Cidade, experiência, memória: aspectos sociais na constituição urbana de Foz do Iguaçu; alguns elementos teóricos. ANPUH – XXIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – Londrina, 2005
HIRATA, Francini. A Luta pela Moradia em São Paulo. Ano de obtenção: 2010. Dissertação (Mestrado em História) Campinas: UNICAMP, 2010.
KIM, Richard Pae. Responsabilidade do Estado nas Ocupações Ilícitas. 1° Ed. Campinas, SP: Edicamp, 2004.
MEDEIROS, L. S. Os movimentos sociais como campo de pesquisa nas ciênciashumanas. : Revista Mundos do Trabalho, vol. 4, n. 7, janeiro-junho de 2012.
MUNAKATA, Kazumi. O Lugar do Movimento Operário. História e Perspectivas. Uberlândia (43). 2010.
PETUBA, Rosângela Maria Silva. Pelo Direito à Cidade: Experiências de luta dos ocupantes de terra do bairro D. Almir- Uberlândia (1990-2000). Ano de obtenção: 2001. Dissertação (Mestrado em História) Uberlândia: UFU, 2001.
RIBEIRO, Luiz César de Queirós, PECHMAN. Robert Moses. O que é questão da moradia. São Paulo: Nova Cultural: Brasiliense. 1985.
SILVA, Rosane Marçal da.Trabalhadores e luta por moradia em Santa Helena – PR (Décadas de 1990 e 2000). Ano de obtenção: 2011. Dissertação (Mestrado em História) Marechal Cândido Rondon: UNIOESTE, 2011.
SOUZA, João Carlos de. Na Luta por Habitação: a construção de novos valores. São Paulo: EDUC, 1995.