CIDADE, MORADIA E TRABALHADORES: DEBATES ACADÊMICOS

Autores

  • Lucas Eduardo Gaspar Universidade Estadual do Oeste do Parana (UNIOESTE)

Resumo

A proposta principal deste trabalho é realizar um levantamento e análise da bibliografia, de diferentes áreas do conhecimento acadêmico, que poderão contribuir para as mais diversas pesquisas que tem como objeto de sua pesquisa estas categorias – Cidade, Moradia e Trabalhadores.  Em particular estas formulações fazem parte de minha pesquisa sobre os movimentos de ocupações urbanas na cidade de Foz do Iguaçu - Paraná. Ao trazer obras de diversos campos do conhecimento e de formulações com preocupações distintas, objetiva-se refletir sobre as possibilidades limites e diálogos dessas produções, enfatizando basicamente como abordam a questão da habitação, o direito e a luta pela moradia, como também o papel da classe trabalhadora e dos movimentos sociais nestes espaços.

Biografia do Autor

Lucas Eduardo Gaspar, Universidade Estadual do Oeste do Parana (UNIOESTE)

Graduando do curso de história faz parte da equipe do laboratório de Trabalho e Movimentos Sociais da Unioeste e do grupo História Social do Trabalho e da Cidade. Tem experiência em pesquisas sobre área rural, relações de trabalho  no campo e processos trabalhistas. Atualmente conta com bolsa de iniciação cientifica, financiada pela CNPQ, intitulada “Movimentos de ocupações na área urbana de Foz do Iguaçu – Paraná”.

Referências

BOSI, Antônio de Pádua. Reforma urbana e luta de classes: Uberabinha (1888 a 1922). São Paulo: Xamã, 2004.

CARLOS, Euzeneia. Movimentos sociais: revisitando a participação e a Institucionalização. Lua Nova, São Paulo. 2011.

CHALHOUB, Sidney; SILVA, Francisco Teixeira da. Sujeitos no imaginário acadêmico: escravos e trabalhadores na historiografia brasileira desde os anos 1980. Cadernos AEL, v. 14, n. 26, p. 11-50, 2009.

ENGELS, Friederich. A Questão da Habitação. Belo Horizonte: Aldeia Global Editora. 1979.

FREITAS, Sheille Soares de.Buscando a Cidade e Construindo Viveres. Relações entre o campo e a cidade. Ano de obtenção: 2003. Dissertação (Mestrado em História) Uberlândia: UFU, 2003.

GONZALEZ, Emilio.Memórias que narram a cidade: Experiências sociais na constituição urbana de Foz do Iguaçu. Ano de obtenção: 2005. Dissertação (Mestrado em História) São Paulo: PUC, 2005.

GONZALEZ, Emilio. Cidade, experiência, memória: aspectos sociais na constituição urbana de Foz do Iguaçu; alguns elementos teóricos. ANPUH – XXIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – Londrina, 2005

HIRATA, Francini. A Luta pela Moradia em São Paulo. Ano de obtenção: 2010. Dissertação (Mestrado em História) Campinas: UNICAMP, 2010.

KIM, Richard Pae. Responsabilidade do Estado nas Ocupações Ilícitas. 1° Ed. Campinas, SP: Edicamp, 2004.

MEDEIROS, L. S. Os movimentos sociais como campo de pesquisa nas ciênciashumanas. : Revista Mundos do Trabalho, vol. 4, n. 7, janeiro-junho de 2012.

MUNAKATA, Kazumi. O Lugar do Movimento Operário. História e Perspectivas. Uberlândia (43). 2010.

PETUBA, Rosângela Maria Silva. Pelo Direito à Cidade: Experiências de luta dos ocupantes de terra do bairro D. Almir- Uberlândia (1990-2000). Ano de obtenção: 2001. Dissertação (Mestrado em História) Uberlândia: UFU, 2001.

RIBEIRO, Luiz César de Queirós, PECHMAN. Robert Moses. O que é questão da moradia. São Paulo: Nova Cultural: Brasiliense. 1985.

SILVA, Rosane Marçal da.Trabalhadores e luta por moradia em Santa Helena – PR (Décadas de 1990 e 2000). Ano de obtenção: 2011. Dissertação (Mestrado em História) Marechal Cândido Rondon: UNIOESTE, 2011.

SOUZA, João Carlos de. Na Luta por Habitação: a construção de novos valores. São Paulo: EDUC, 1995.

Downloads

Publicado

2015-06-28

Edição

Seção

Artigos