Peronismo, nacionalismo e identidades na Província de Entre Ríos: as revistas Substancia e Tellus e a produção cultural durante o governo de Perón (1948-1952)

Autores

  • Paulo Renato da Silva Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Resumo

it-text-size-adjust: auto; -webkit-texA partir da análise das revistas culturais Substancia e Tellus, publicadas na Província de Entre Rios, o objetivo deste artigo é apontar algumas diferenças que existiam entre os peronistas no que se refere ao “nacional” e “popular”. Além disso, o objetivo é indicar que a produção cultural “nacional” e “popular” estimulada pelo governo provincial e pelo presidente Juan Domingo Perón dividiu espaço – ainda que desigual – com outras manifestações artísticas e culturais, inclusive de origem estrangeira. Assim, as posições de Perón e da primeira-dama Evita no que se refere ao “nacional” e “popular” e as ações do governo nacional no âmbito da cultura não culminaram em uma produção cultural homogênea. Além disso, a heterogeneidade que as duas revistas indicam quanto à produção cultural em Entre Ríos permite questionar as análises que tendem a considerar o interior como “periferia” ou como mero reprodutor do que se passa em Buenos Aires.

Biografia do Autor

Paulo Renato da Silva, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Mestre e Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Downloads

Publicado

2016-10-01

Edição

Seção

Dossiê