Peronismo, nacionalismo e identidades na Província de Entre Ríos: as revistas Substancia e Tellus e a produção cultural durante o governo de Perón (1948-1952)

Authors

  • Paulo Renato da Silva Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Abstract

it-text-size-adjust: auto; -webkit-texA partir da análise das revistas culturais Substancia e Tellus, publicadas na Província de Entre Rios, o objetivo deste artigo é apontar algumas diferenças que existiam entre os peronistas no que se refere ao “nacional” e “popular”. Além disso, o objetivo é indicar que a produção cultural “nacional” e “popular” estimulada pelo governo provincial e pelo presidente Juan Domingo Perón dividiu espaço – ainda que desigual – com outras manifestações artísticas e culturais, inclusive de origem estrangeira. Assim, as posições de Perón e da primeira-dama Evita no que se refere ao “nacional” e “popular” e as ações do governo nacional no âmbito da cultura não culminaram em uma produção cultural homogênea. Além disso, a heterogeneidade que as duas revistas indicam quanto à produção cultural em Entre Ríos permite questionar as análises que tendem a considerar o interior como “periferia” ou como mero reprodutor do que se passa em Buenos Aires.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Paulo Renato da Silva, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Mestre e Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Published

2016-10-01

Issue

Section

Dossiê