ATHOS, PATHOS E LOGOS E O DISCURSO DOS CANDIDATOS A PRESIDENTE DO BRASIL NAS ELEIÇÕES DE 2014
Abstract
O texto pretende fazer uma reflexão sobre o Ethos, Pathos e Logos segundo alguns autores bem como relacionar, a título de exemplo, com alguns discursos proferidos pelos candidatos a presidente da república do Brasil nas eleições de 2014, os candidatos são Aécio Neves, Dilma Roussef e Marina Silva. O método utilizado foi analisar os discursos retirados da revista Veja e comparando com os conceitos de autores sobre o assunto. O resultado obtido foi de que o discurso dos candidatos em tela deixa a desejar em termos de qualidade, reforçando a importância de estudarmos sobre o assunto considerando que a boa retórica é fundamental para o sucesso profissional e pessoal de todos.
References
ABREU, A. S. de. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 5ª ed. São Paulo. Ateliê. 2002. p.45 – 66
ARISTÓTELES. Retórica. Trad. Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1998.
BARROS, Mariana; ZALIS. Pieter, A Emoção vai ao palanque. In REVISTA VEJA. Ed. 2392, ano 47 n.39.. 24 set 2014. São Paulo: Abril. 2014.
CHARAUDEU, Patrick. Discurso Político. Tradução de Fabiana Komesu e Dílson Ferreira da Cruz. 1. ed. São Paulo. Contexto, 2008.
GAMA. Reinaldo, Retrato falado para os eleitores. In REVISTA VEJA. Ed. 2394, ano 47 n.41. 08 out. 2014. São Paulo: Abril. 2014.
MACHADO, Ida Lucia; MENEZES, William; MENDES. Emilia (org). As Emoções no Discurso. V.1 Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
REBOUL, O. Introdução à Retórica. Tradução Ivone Castilho Benedetti. 2ª ed. São Paulo. Martins Fontes, 2000.
SAKATE. Marcelo, O BC atropelado pelo terrorismo. In REVISTA VEJA. Ed. 2392, ano 47 n.39.. 24 set 2014. São Paulo: Abril. 2014.